quarta-feira, 21 de maio de 2014

Estímulos


Quando se vive em um país ilha como o Japão , é preciso estar sempre criando os seus próprios estímulos para tudo na vida. 
É triste perceber como a japonesada em geral é alienada. Claro que nem todos, mas uma boa parte dos japoneses se voltam apenas para o seu próprio umbigo. Parece até o brasileiro , aquele que vive no interior de alguma cidade e nem quer saber o que acontece neste mundão à fora.

Eu recomeçei meus estudos de alemão, e apesar de estar ainda engatinhando nas frases prontas, números de 1 à 20, e um vocabulário muito excasso, o alemão já não me parece mais uma lingua do outro mundo. 

Um ótimo começo, no meu conceito. Porém, quando eu fui contar a uma amiga japonesa que eu dormi tarde a noite passada porque estava estudando alemão, ela me soltou essa: - Pra quê? Você vai pra Alemanha?

A pergunta não seria tão inconveniente , não fosse o olhar de desdém dela com o meu esforço de aprender mais uma nova língua. 

Para quem me conhece bem ( e ela me conhece bem, eu acho) , não é novidade saber que eu adoro aprender línguas e nas minhas horas vagas ao invés de estar em casa assistindo novela , eu estou sempre estudando alguma língua , ou aperfeiçoando as que eu já conheço. 

Não é preciso ter um motivo , uma razão para aprender novas línguas. Eu aprendo por prazer, nunca foi   por questões profissionais ou com intenção de viajar para algum país. 

Ao aprender novas línguas o horizonte se amplia naturalmente, sem nenhum esforço. As coisas simplesmente vão acontecendo quando tiramos do nosso caminho as barreiras da línguagem. 

Antes de aprender espanhol nunca pensei que um dia teria ótimas amigas peruanas ( muito mais que as brasileiras), também nunca pensei que um dia iria a Suica- Italiana, após aprender o italiano. Tudo foi acontecendo naturalmente.

 A mente se expande e as coisas vão acontecendo. Simples assim.

Vai saber, se eu no meu esforço em aprender alemão, o Universo não estarà me preparando algo là na frente?

Independente de acontecer algo ou não, de ser vantajoso ou não, aprender uma nova lìngua, um novo ofício, ou qualquer atividade que seja é puro conhecimento. Ninguém nunca vai tirar isso de nós, o conhecimento. 

Agora, vai explicar isso pra uma japa que nunca saiu do seu próprio país e nunca se  interessou por aprender uma outra língua . Mesmo com as facilidades da internet a coitada só consegue saber do que acontece no mundo através dos noticiários japoneses. 

Eh, talvez ela seja mais feliz assim...

Nenhum comentário: