quinta-feira, 22 de maio de 2014

Pagando karmas




Eu só posso estar pagando meus karmas nesta vida. Não é possível!

Além de ter regressado ao Japão sem ter planejado, da mesma forma que saí sem ter planejado, as amizades que me restaram aqui na terra do miojo lamem são de apenas japoneses. Todas  as minhas amigas brasileiras foram embora e não restou uma única alma brasileira entre os meus amigos. Menos mal que ainda tenho duas amigas peruanas ( latinas) e um amigo italiano. Ufa!!

Minhas amigas japas são muito " gente boa" e me tratam super bem ( pela frente) , não me excluem e sempre me chamam para participar das confraternizações . 

Não é por nada, mas ir a restaurantes típicos de comida caseira japonesa, encher o caco de cerveja , falar mal dos colegas de trabalho e ainda ficar a noite toda sentada no chão não è pra mim. Eu preferio ir a um restaurante self - service , ou até mesmo um karaokê. O chato de se reunir com colegas de trabalho japoneses é que o assunto  só gira em torno de trabalho. Falar mal , reclamar, essas coisas chatas . E o mais chato de tudo é falar sobre outras coisas, mas sempre em japonês e com o senso de humor japonês. Forcação de barra pra mim! Não dá!

Tenho uma amiga japinha que insiste em me visitar em casa com o seu filho de 2 anos que adora destruir tudo que tenho em casa. Ela se senta na cadeira , fala pouco, depois de uns 15 minutos saca o seu celeular do bolso e começa a chatar no facebook ou no line, enquanto o seu filho destroi a minha casa. Sinceramente não sei dizer ao certo o quê esta infeliz vem fazer na minha casa. 

Uma outra que trabalha comigo è super prestativa, por vezes muito útil e necessària, mas o seu universo se resume a sua casa, o marido que a escraviza, a meia- dúzia de gatos , a maē doente, e os pachinkos ( casa de jogos para viciados japoneses) . Eu convivo com ela praticamente todos os dias  e por vezes é dificil faze-la entender o meu mundo, o meu modo de pensar por ela ser extremamente limitada à sua vida , a sua cidade, a sua rotina, o seu país , e mais absolutamente nada. 

Quando falo de minha incursões pelo mundo, dos meus interesses, das minhas vivências , ela parece sempre " achar" que eu sou meio louca, anormal ou coisa do gênero. 

 E as japinhas mais jovens? Ahhh , estas são o OH do borogodó! 

Sempre com um sorrisinho , sempre sem assunto. A única coisa que elas te dizem , mesmo te conhecendo hà anos é: - Hoje parece que vai chover. 

Ahhhhh! Não dá não! Eu estou pagando karmas sim!

E quando estou de saco cheio da mesmice da japonesada e quero falar com gente diferente, entro em chats on- line e só me aparecem portugueses? 

Outro dia um português me perguntou se tem muitas árvores no Brasil. Ué! Porquê será que ele quer saber se  tem árvores no Brasil? Já fui logo respondendo que não tem mais pau- Brasil, mas parece que ele não entendeu a tirada. 

Aliás, a questão do senso humor é um grande problema para quem vive fora do Brasil ou se relaciona pessoalmente ou virtualmente com pessoas de outras culturas. Nenhuma piada tem graça!

Será que os eskimós tem um senso de humor mais universal?

Eu tô pagando karmas!!!





Nenhum comentário: