segunda-feira, 5 de maio de 2014

O melhor lugar do mundo para se viver



Será que realmente existe algum lugar  no mundo que  seja "perfeito "para viver, com toda a infra-estrtura, civismo, cultura, e qualidade de vida em geral?

Segundo a minha opinião, o lugar perfeito para se viver é aquele lugar que te oferece um mínimo de qualidade de vida , sem distinção se você é rico ou pobre. É aquele país que mesmo não sendo o seu país de origem te acolhe , se não calorosamente ( como é no Brasil), com um mínimo de respeito à sua condição de estrangeiro ou imigrante. É aquele país que por sua livre e espontânea vontade escolheu como sua segunda casa, e que tenna muito a haver com a sua concepção de " qualidade de vida". 

Na minha humilde opinião, e por aquilo que vivi, não existe país melhor para se viver do que a Suiça, em particular a região do Ticino. 

Em muitos videos que assisti sobre a Suiça, não ouvi nenhum comentário depreciativo de nenhum  ex-patriado brasileiro que viva na Suiça, e tão pouco li em algum noticiário ticines alguma manifestação pública contra o governo. O povo suiço está muito satisfeito com o seu governo.

Violência, assaltos à mão armada, trânsito caótico, poluição? É mais fácil ouvir este tipo de noticiário na tv japonesa do que nos noticiários ticineses. 

O custo de vida é altíssimo ,portanto não pensem que um operário suiço que ganha cerca de 4.000 francos suiços mensais  ( cerca de 10.000 reais)  seja rico. Paga-se bem caro para viver na Suiça, mas as pessoas não reclamam ( alguns suiços sim) porque o governo devolve em benefícios para a população. 

Se você quiser fazer uma reforma na sua casa própria o governo ajuda com financiamentos. Tudo para manter a cidade mais limpa, bonita e agradável para a chegada dos turistas endinheirados da suiça interna , ou alemaēs. O meu ex- senhor feudal suiço estava fazendo um orçamento de cerca de 150.000 francos para reformar a sua bela residência. O governo ticines contribui com a sua parte para incentivar o turismo local. Dá para comprar uma casa no Brasil, não é mesmo?

Seria um absurdo fazer uma comparação BrasilxSuiça, são dois mundos diferentes. Ilude-se aquele que pensa que ficará rico na Suiça recebendo um salário mensal de 10.000 reais, mas a qualidade de vida é incomparável ao nosso Brasil. 

Aqui no Japão já cheguei a receber um salário de cerca 7.000 reais ( bruto) , mas se trabalha como uma mula para receber esta cifra . Hoje, após  a crise o salário normal ou base, sem horas extras não chega  a 5.000 reais ( bruto) . Descontando-se impostos, previdencia social , imposto residencial , aluguel, luz agua, telefone ,gáz e internet, restam cerca de míseros 1.500 ou 2.000 reais para sobreviver que você acaba utilizando no supermercado. 

Qualidade de vida no Japão? 

Existe sim, o sistema funciona, apesar do governo japonês estar diminuindo cada vez mais o poder aquisitivo japonês com a sua política econômica que favorece apenas a alguns setores. Em plena crise , o governo japonês não para de aumentar os impostos. 

Lazer? 

O Japão não foi construido para isso. Talvez   por esta razão os japoneses viagem tanto para os exterior em férias. Claro que existem as festividades anuais, as feiras, os parques, os clubes de golf, danceterias e muitos , muitos restaurantes e shopping centers. Mas já vou avisando, é tudo muito monótono, quase tudo é igual. 

E o Brasil?

Minha pátria, minha nação. Qualidade de vida? Na minha opinião é inexistente. À partir do momento em que você tem que se proteger todas as vezes que sai e entra de casa , colocar cerca elètrica, muros e mais muros em volta de sua residência como se fosse uma prisão, ou quando você depende do SUS para alguma emergência e internação. Ou quando você tem que sair uma hora mais tarde do trabalho só para não ficar preso no trânsito caótico das grandes cidades. 

Educação, este é outro detalhe que me decepciona no meu amado Brasil. Tanto a educação oferecida pelo governo estadual, como aquela que todos deveriam receber em casa. O povo brasileiro na minha opinião è o povo mais alegre , mais caloroso e espontâneo da face da terra, mas espontaneidade nunca foi sinônimo de falta de educação. Regras, elas existem no Brasil, mas ninguèm respeita ou até desconhecem. Ordem e Progresso. Não é esta a inscrição da bandeira nacional? Ou é pura utopia de um Brasil de 1889, quando ela foi instituida ?

Hoje , assistindo a algums videos sobre países estrangeiros ( adoro) , fui xeretar a Holanda. Esta semana conversei com um economista holandês via skype, e claro que o assunto foi : Economia Mundial. Pelo pouco que conversamos ( o portugês dele è ruim e meu inglês è péssimo) , deu a entender que ele viaja todos os anos para a Bulgaria de férias, e segundo ele, é bem mais barato e interessante do que passar férias no Brasil.

Enfim, muitas pessoas buscando países diferentes para férias ou para fixar residência, e a prioridade de todos estes ex-patriados ou futuros ex- patriados é sem dúvida alguma a qualidade de vida com um custo de vida compatível as nossas necessidades básicas: Moradia, saúde ,educação e segurança. 

O melhor país para se viver, na minha opinião, ainda é aquele país que independente de sua constituição , nos arrebata, nos apaixona acima de tudo e quando nos apaixonamos por um país em específico,  tudo parece mais fácil e superável. 

A paixão move montanhas. Esta frase é minha :-)








Nenhum comentário: