sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Sem Pátria


Quando se vive muito tempo longe da nossa terra natal, sem perceber vamos perdendo aos poucos as nossas raízes,os costumes ,e até mesmo os amigos e familiares que lá ficaram.

Mais de 4 anos de Japão e poucas voltas a terrinha do samba e do futebol.Pra dizer a verdade nem tive vontade de voltar.A última vez que estive em São Paulo vi poucas mudanças na cidade,mas não posso deixar de elogiar as melhorias que fizeram na avenida Rebouças e nos meios de transporte.

Fui as compras pouquissimas vezes.Achei tudo muito caro.Sair sozinha então, era um stress.Tinha medo de ser assaltada no ônibus, no metrô, na rua, no ponto de ônibus e etc.

Aquilo que para mim era normalissimo (ser assaltada uma vez ao mês) se tornou em algo absurdo e temeroso.Tenho que confessar, a segurança e a tranquilidade de poder ir e vir quando quero e a hora que quero é algo que faz muita diferença para mim nos dias de hoje.

Não poderia nunca pensar em sair de madrugada sozinha a pé para comprar cigarros ,ou até mesmo utilizar a bicicleta como meio de transporte nas ruas de São Paulo. As vias não foram feitas para os ciclistas, e nem tão pouco as leis.

Apesar dos pesares ,do preconceito e de alguns abusos que sofremos aqui na terrinha dos samurais, devo confessar que esses gremmellins (sangue del mio sangue) são da paz.

Agora eu entendo por que o meu pai que é um japonês legítimo de uma familia tradicionalissima japonesa não quer mais voltar a sua terra Natal.Ele também havia perdido a sua pátria...em algum momento...

Nenhum comentário: