terça-feira, 27 de agosto de 2013

Aquilo que merecemos



Existem certas frases ou afirmações que ouvimos de certas pessoas que nos perseguem para sempre. São poucas as que ouvi e que me marcaram de alguma forma, por ser realmente sabia ou por ser totalmente sabia porém ofensiva. 

Quando eu era uma microempresária novata no ramo  da estética ouvi de uma funcionária a seguinte frase: " Temos na vida aquilo que merecemos" . Ela se referia ao marido dela, que era muito complacente com ela , apesar de na época eu achar que ela não merecia tamanha complacência do marido por algumas atitudes que ela tinha dentro do casamento. Tipo um amante que a ajudava financeiramente na hora do aperto. Bom, quem sou eu para julga-la . 

Não sei se ela se referia a ela mesma quando soltou esta frase ou se ela indiretamente queria me atingir . Na época eu vivia um relacionamento que era um pouco conturbado e apesar de eu nunca ter comentado detalhes do meu relacionamento com ninguém no ambiente de trabalho, todos percebiam que eu não estava satisfeita. Aquele comentário me caiu como uma flecha certeira bem no meio da minha cabeça e me rachou em duas partes. Doeu tanto a flechada certeira que até mudei de assunto.
 
Este fato ocorreu hà uns 16 anos atrás e apesar de ter sido um comentário sem nenhuma intenção de ofender " diretamente" a ninguém ( assim penso) , eu me ofendi . Na época eu pensava que merecia sempre o melhor de tudo e de todos. 

Hoje, após tantos anos e tantas vivências compreendo que esta mesma frase ainda me serve como uma carapuça, porém não me fere mais e nem tem mais o poder de me partir em duas partes como na época. 

Continuo recebendo aquilo que mereço da vida, afinal, o grande administrador da minha própria vida sou eu mesma, apesar de Deus sempre me orientar e me mostrar os caminhos que eu deveria seguir , a opção de pegar um atalho mais rápido ou mais longo é totalmente de minha responsabilidade. 

Não estou completamente feliz com os atalhos que segui na vida, fiz algumas escolhas erradas, outras acertadíssimas para cada momento torto da minha existência, e tudo, absolutamente tudo que vivi faz de mim aquilo que sou hoje. Continuo pegando atalhos, continuo acertando e errando como hà 16 anos atrás, porém com a plena consciência de que até mesmo os nossos erros são necessários. 

Não existem momentos definitivos na vida de ninguém. Se existissem , não se chamaria vida e sim  estagnação. 

A vida não é como  a um filme romântico com um roteiro pronto e final feliz. Talvez seja mais próximo de uma novela com um último capítulo que nem dá muito IBOPE , mas deixa sempre um mistério no ar...  

Nenhum comentário: