quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Facebook também é cultura



Não tem jeito! Esse facebook enfeitiça as pessoas. Eu tenho que abrir o facebook todos os dias como se fosse algo que já fizesse parte da minha rotina diária. As vezes é até automàtico e lá vou eu clicar na minha página do meu facebook como se fosse um vício. 

Apesar deste vício ( tudo que vicia não é bom ) , o facebook me ajuda muito a estar ligada em tudo aquilo que acontece no Brasil e pelo mundo. 

Meus contatos são pouquissimos, se eu tiver 100 contatos entre conhecidos, familiares e desconhecidos é muito. Não gosto de encher linguiça e prezo muito a minha privacidade. Nenhum conhecido ou parente distante tem a necessidade de saber o que eu fiz pela manhã, ou com quem fui jantar fora ou como andam as minhas relações íntimas. Non è vero? Se quiser saber e ter algum interesse, manda um e-mail, uma mensagem em off ,  ou telefona, certo?

O meu vicio maior no Facebook não está em ver fotos e saber das ultimas fofocas da vida alheia ( as vezes eu fuço) , mas em compartilhar idéias e pensamentos. Não sei dizer se são os meus contatos ou se sou eu, mas eu só consigo interagir e trocar idéias em algumas comunidades fechadas. A exemplo de algumas comunidades e paginas em italiano. Claro que existem várias páginas brasileiras que eu frequento sempre e me são muito úteis tipo a Veja, a Exame, a Super Interessante, e outras páginas que falam sobre a economia e assuntos gerais, mas ultimamente tenho me identificado muito com as paginas de " aforismo" em italiano e as páginas de turismo e cultura europeia. Haha! grande novidade , não?

Certa vez ( no Brasil) quando eu comentava com um amigo sobre as maravilhas da cultura européia e da sua gente fria porém civilizadíssima , o meu amigo mandou essa: "-  Você não está pensando como uma européia, você é uma europeia." Poderia ser um elogio não fosse o tom ríspido e crítico daquelas palavras. Não dá para discutir preferências com alguém que tem uma posição muito nacionalista ou patriota. É como tentar fazer um corinthiano largar a sua bandeira . Impossível. 

Nestas horas é preciso ter um mínimo de respeito com a opinião e as preferências do outro e não levar a discussão para o lado pessoal. Cada um com as suas preferências , non è vero? Ou você respeita ( e o outro também) ,ou você deixa a pessoa falando sozinha e muda de assunto. 

Voltando a questão do facebook e da minha identificação com alguns " dizeres " italianos , esta semana li uma postagem que é "absolutamente " a minha cara, mas tem muito a ver também com a mentalidade italiana. Vou tentar traduzir aqui. 

" Amo as brigas, aquelas verdadeiras, aquelas fortes. Aquelas que para fazer as pazes coloca a dura prova o orgulho. Aquelas onde a coragem serve para supera-las. Aquelas que reforçam o que é verdadeiro e dividem o que não existe". 

Totalmente fatalista e dramático, porém verdadeiro. Em algumas situações só um grande desentendimento pode trazer a aceitação do outro , ou não...


Nenhum comentário: