Será que alguém em viagem por terras altamente históricas já se apaixonou por portas e janelas? Eu já!
Tantas paisagens belissimas, tantos museus históricos, tanta comida típica, tantos eventos culturais e eu fascinada por portas e janelas. Será que existe alguma explicação para isso?
Amo as portas da cidade de Florença ( Firenze) , e não são aquelas portas mais trabalhadas ou mais conhecidas como a porta do Paraiso que contem várias cenas bíblicas cunhadas em bronze no Duomo. Eu me refiro a aquelas portas meio medievais de alguns colégios e conventos de freiras. Quanta história não deve existir por trás delas ?
Quando eu estive em Florença me hospedei em um albergue por apenas uma noite. Um convento de freiras antigo que servia como albergue . A entrada era monumental. Uma construção antiguissima com uma porta enorrrrrrrme de madeira que abria em duas partes e ao centro aquela campainha medieval . Ao abrir o portão que mais parecia um Portal para o Paraiso ou coisa do gênero, me deparei com uma grande escadaria de vários degraus que parecia querer me levar aos céus.
No Brasil eu só experimentei esta sensação quando fui a Aparecida do Norte visitar a Catedral. Só fui compreender a magia que se produz ao adentrarmos tais locais quando li um pouco sobre o período Renascentista e a intenção de fazer o homem se aproximar a Deus através das formas arquitetônicas de suas construções. Dá para imaginar o que é isso? Não dá! Nem em fotos e nem em video. Tem que estar lá de corpo, alma e mente.
Simplesmente mágico poder captar tais sensações ao observar apenas uma porta, mesmo sem conhecer a história do local .
Fascinação é a única palavra que poderia descrever tais sensações. Pena que muitas fotos que fiz de portas e janelas fiorentinas ficaram perdidas em algum lugar no passado...
Nenhum comentário:
Postar um comentário