sábado, 24 de agosto de 2013

Doenças psicossomáticas



Em algumas situações a ignorância das pessoas me causa uma certa sensação de impotência. Não estou de forma alguma afirmando que sou mais inteligênte ou dona da verdade, em absoluto. Mas às vezes quero ajudar as pessoas e não consigo. Frustração. 

Hoje fui tentar explicar a uma colega de trabalho brasileira que já tem lá seus quarenta e tantos anos de que a maioria das doenças que adquirimos vem do nosso estado de espírito. Não me referindo as doenças viróticas, mas até mesmo estas nos pegam em cheio quando estamos com as nossas defesas imunológicas em baixa e são agravadas pelo nosso estado psicológico. São as famosas doenças psicossomáticas. Pisoco o que????? 

Precisei dar uma aula de mente , ação e reação , enquanto ela me olhava com aquele olhar de "nuntindi nada", como se eu estivesse falando a coisa mais absurda do mundo. 

A minha colega é uma verdadeira fábrica de doenças. Um câncer no útero que foi retirado, pedras nos rins , labirintite  , e agora ela tem uma alergia meio rara que dá dentro da boca. Ela se cura de uma doença e entra em outra, como se estivesse em uma ciranda de roda. Boa parte das enfermidades que ela carrega consigo foram originadas em épocas de muita tensão em sua vida. Ok, ja passou a fase pior, agora vamos cuidar da mente?

Medicar o corpo e não medicar a mente de nada vale. Existem vários métodos que quando praticados com frequência nos ajudam a equilibrar a nossa mente e o fluxo energético do nosso corpo. 

Meditação, yoga, aromaterapia, colorimetria, reflexologia, ou qualquer outra terapia que lhe seja de agrado. Não importa o método, o importante é aprender a relaxar e esvaziar a mente todas as vezes que pensamentos negativos começarem  a querer nos dominar. Rancôr, mágoa e ódio são os piores sentimentos que não deveríamos   jamais carregar dentro de nós por mais de uma semana. Engolir sapos é outra coisa que jamais deveríamos fazer com muita frequência. Em alguma parte do nosso corpo este "bolo" irá se alojar e começar a criar o seu ninho. 

Se as pessoas tivessem um mínimo de conhecimento sobre o poder de sua própria mente, com certeza evitariam ao máximo pensar e sentir tantas emoções que envenenam a nossa mente e adoecem o nosso corpo. Senti- las é inevitável, guarda- las é opção de cada um. 

Dei a minha contribuição a minha colega esclarecendo a ela sobre as doenças de fundo psicológico. Quem sabe algum dia , quando ela quiser , compreenderá que medicar o corpo é apenas paliativo quando a mente continua doente... 

Um comentário:

Minelinha... disse...

èèèèè veroooooo!!!! Qto mais pensa e fica encucando porcaria da cabeça,pior fica! Beijusssssss