quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Nem tudo que dá errado está errado


Se pararmos um instante para pensar e refeltir sobre o nosso destino,  aos poucos poderemos compreender que nem sempre temos total domínio sobre ele. Neste caso, serve- nos muito bem aquele velho ditado: "Querer nem sempre é poder". 

Quando algo é predestinado a acontecer, algum dia acontecerá. Fatalismo Capricorniano? Pode ser, mas eu creio muito naquelas forças do Universo que nos impelem a seguir por um determinado caminho. 

As  experiências que vivi nos ùltimos anos são uma prova viva disso. Tudo vai nos empurrando para uma determinada situação, um determinado local, e até mesmo certas pessoas se colocam em nossos caminhos de forma a dar sustentação aos acontecimentos. Tudo parece dar "perfeitamente" errado para que sigamos por um caminho que não haviamos elegido. 

É como conhecer a alguém novo , um novo amor e tudo dar errado, ou trocar de emprego para obter uma melhora profissional e tudo começar a se tornar um verdadeiro fardo. A sensação é sempre a mesma: Nadar contra a maré. 

No budismo aprendí que somos donos do nosso destino enquanto ele é mutável e tudo depende apenas da nossa determinação e fé, mas ao mesmo tempo existe uma outra categoria de " destino" ou karma que é imutável, ou seja, podemos ameniza- lo,  mas jamais deixar de vivencia- lo em algum momento da vida. 

Como dizia um famoso astrólogo argentino: Se você nasceu uma girafa, não poderá mudar o seu destino e se transformar em ser humano. Pelo menos não nesta encarnação. 

Predestinação é uma palavra muito forte. O seu significado é nada mais do que destinar com antecipação. Biblicamente falando, são os caminhos que Deus nos elegeu. Astrológicamente falando são as posições dos planetas, no momento de nosso nascimento  tendenciando o nosso destino através do nosso próprio caráter. No budismo atribuem tais acontecimentos como " A Lei do Universo". Dá para perceber que fundamentalmente são princípios bem semelhantes. 

Quando tudo aquilo que "queríamos" começa a dar errado e uma sucessão de atropelos, desencontros e uma verdadeira sucessão de situações não programadas começam a se manifestar em nossas vidas , pode ter a certeza de que este caminho está erradamente correto. São forças ocultas que nos impelem a ter que decidir por um outro caminho. Muitas vezes não é este o caminho que desejávamos percorrer , porèm, por uma razão qualquer era necessário. 

Se dessemos mais importancia a nossa intuição, aquela voz amiga que nos aconselha a não seguir em frente em determinados momentos, poderiamos evitar de gastar tanta energia em "algo" que não estava reservado para nós. Ao mesmo tempo, existem momentos na vida em que precisamos passar por todos estes erros para alcançar aquilo que é justo e merecido. Quando me refiro a "justo" e "merecido", nem sempre é algo muito agradável , porém, necessário. 

Está dando tudo errado na sua vida? Não se preocupe! É apenas o Universo tentando te mostrar o caminho correto. Seja ele agradável ou não. 

Nenhum comentário: