quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Ponto de vista

Aqui na terrinha dos comedores de miojo lamem, tempo é dinheiro. O país funciona 24 horas em função das suas grandes indústrias e quem vive dentro deste ritmo louco não tem hora certa para absolutamente nada. Eu mesma sou uma que não tenho hora certa para dormir e nem finais de semana livres. Claro que tenho os meus dias de folga em outros dias da semana, conforme manda a lei japonesa, mas quase sempre devo estar à disposição da conveniência do meu chefe. Se ele me chamar para ir trabalhar no meu dia de folga , como hoje, eu vou. 

A crise de 2009 mudou muito a rotina dos japoneses e agora eles podem se dar ao luxo de dedicar mais tempo as suas famílias e ao lazer, porém, com a diminuição das horas extras de trabalho, que na minha opinião constituía uma grande parte do salário médio japonês ,  apesar do tempo livre o povo não tem como pagar por tais momentos de lazer em família. 

Apesar da crise econômica e do avanço gradativo da economia japonesa, o ritmo de vida japonês é muito mais rápido se comparado ao ritmo de vida  brasileiro, devagar quase parando na curva do rio. 
Outro dia um colega de trabalho japonês comentava comigo que o Brasil estava muito bem em relação a muitos países e que agora não existe mais desemprego no Brasil e blá, blá, blá. 

Não há como fazer comparações de uma economia com a outra. O Japão apesar de ter perdido o seu posto de segunda potência na economia mundial para a China,  é ainda um país super hiper industrializado e quase toda economia do país gira em torno das suas grandes indústrias. 

Difícil é explicar para esse povo que vê o Brasil como uma grande e futura potência , que o Brasil ainda está muito longe de ter a qualidade de vida e o ritmo de vida acelerado de alguns países de primeiro mundo. 

Quando o nosso interesse maior é a qualidade de vida , fazer comparações entre uma economia e a outra é algo absurdo. O Japão é um país com uma cultura e mentalidade local muito bem definidas e claras. Nem sempre justas , porém muito bem traçadas. 

Poderia comparar a mentalidade japonesa como a um pai severo e rigoroso ( Saturno) que doutrina a seus filhos ,  e o Brasil como uma maē amorosa ( Câncer) porém negligente com o futuro de seus filhos. Ê isso aí!

Pena que ainda não consigo me expressar bem em japonês. Queria ter feito o meu colega japonês compreender melhor tais mudanças na economia brasileira à partir do meu ponto de vista.


Nenhum comentário: