segunda-feira, 28 de julho de 2014

Crise da meia-idade



Ontem pretendia ir a praia com uma amiga, o calor aqui no Japão está de amargar, e talvez até fosse  melhor ir a uma piscina coberta ao invés de encarar o calor úmido das praias japonesas.

Eu disse, " pretendia". Acordei cedo , coloquei meu bikini e estava esperando a minha amiga. Quem disse que ela apareceu?

Liguei para a minha amiga e ela não atendeu o telefone. Mais tarde tentei novamente , e desta vez ela atendeu. Sua voz estava diferente, como se tivesse acabado de acordar. 

- Está dormindo de novo amiga? lhe perguntei.
- No amiga, estoy con hemorragia por mis ovários desde ayer. Me respondeu a minha amiga peruana.

Não é a primeira vez que ela desmarca um compromisso para sairmos por problemas de saúde. A minha amiga está perto dos 50 anos e com problemas de alergia e quistos ovarianos. Isto sem contar os problemas de relacionamento que ela vem enfrentando com seus filhos . 

Creio que esta fase da vida entre os 40 e 50 anos deva ser a pior fase que uma mulher possa  viver. Ganho de peso, mudanças hormonais ( menopausa) e poucas expectativas no campo profissional. 

Não, não quero cair no pessimismo generalizado e fazer afirmaçōes fatalíticas desta fase, a meia-idade. Mas vamos concordar que se uma pessoa chega aos seus 40 anos com uma vida sedentária e sem maiores cuidados com a propria saúde a tendência é viver todas as mudanças hormonais desta fase da vida da pior forma possìvel.

Agradeço a Deus por estar " ainda" em forma física . O meu corpo responde a dietas e mudanças de hãbito  quase que automaticamente. Problemas de saúde " normais" e frequentes nesta fase também passam bem longe de mim. 

Como diz uma amiga: Eu sou uma exceção à regra, apesar de ser sedentària e ainda fumante. Fiz um pequeno avanço com relação ao vicio do cigarro. Troquei ( gradativamente) os cigarros de 8 mg por outros de 1 mg e apesar dos médicos de plantão dizerem que é a mesma coisa, eu não estou tão dependente do fumo como antes. 

Hábitos alimentares. Este é um detalhe que conta muito nesta fase da vida. O nosso metabolismo  já não funciona mais como aos 20 anos de idade e cada " coisinha" inocente que comemos vai se depositando com mais frequência nas regiões baixas, ou seja, da cintura para baixo. 

Não é apenas  uma questão de estética e autoestima. O acúmulo de gordura é o nosso depósito de lixo, e com isso vem o colesterol alto, problemas na bexiga ( pela pressão da gordura localizada) , dores nas pernas pelo excesso de peso que carregamos , cansaço e etc.

E quem pode ser feliz com todas estas ocorrências?

Preste atenção no seu corpo, perceba o que ele está pedindo. 

Tá com prisão de ventre? Observe o que anda comendo e com qual frequência. 

Sente muito cansaço? Observe se está dormindo as devidas 8 horas por dia, e se não lhe faltam proteínas na alimentação. Veja bem, não é a quantidade daquilo que se consome, é a qualidade daquilo que ingerimos que nos dá energia.

Preste atenção em quê anda pensando nos ultimos meses. Saúde física é reflexo da nossa atitude mental. Pura metafisica e efeitos picossomàticos na nossa saúde.

Està depressiva ou ansiosa demais? Com absoluta certeza , em algum momento e em alguma parte de seu corpo você estarà ( inconscientemente) fabricando alguma doença. 

Mente infeliz é corpo doente. Então, muito cuidado com aquilo que você cria em sua mente. 

Enfrentar a difícil fase da meia-idade  de forma saudável é possível quando nos conscientizamos daquilo que o nosso corpo nos pede e principalmente quando nós nos respeitamos. 



Nenhum comentário: