domingo, 6 de julho de 2014

Povo reclamão



Todas as vezes que falo com algum amigo ou parente do Brasil, vem aquele comentário de sempre. Alguns reclamam do PT, outros da Dilma, outros dos milhões gastos na Copa e assim a conversa segue entre reclamações e lamentações. 

Desde que eu me conheço por gente eu ouvia os meus professores do ginásio criticando a educação e a saúde pública brasileira. Passados alguns ( muitos) anos, a reclamação ainda é a mesma. 

Na minha humilde opinião, o brasileiro não sabe votar. Anular voto não é opção, é conformismo. Votar no candidato que tem a melhor oratória e imagem também não é opção consciente. Vejam só o que aconteceu com Fernando Collor.

Para mim, Lula sempre foi um grande ativista e que fez muitas conquistas para os metalurgicos do ABC, nunca o imaginei como um Presidente da República. A política brasileira é podre e quem entra neste meio apodrece e enriquece junto. 

Ainda no Brasil, me recordo que o único voto que fiz consciente foi para um vereador ou deputado federal na época, Guilherme Afif Domingos . A plataforma de Guilherme Afif buscava os interesses dos microempresários e para mim, ele era o candidato do momento. Fui favorecida na época pelos seus projetos de lei. Hoje nem sei dizer se ele está vivo ainda ou se enriqueceu ilicitamente. 

Outra candidata que teve o meu voto consciente foi Ruth Escobar. Na época defensora dos direitos da mulher brasileira. Hoje, também nåo sei dizer que fim deu esta deputada. 

Enfim, foram pouquissimas as vezes que escolhi meus candidatos de forma consciente. E quem é que. tem consciência política aos 18 anos de idade? Me lembro que votei no Paulo Maluf por vârias ocasiões porque ele era o político que estava sempre na mídia e que construia mais. Também roubava mais, e o povo nem estava preocupado. 

Me lembro de uma frase  da época : - Maluf rouba mas faz! 

Será que o Brasil mudou a sua mentalidade no momento  de eleger o seu candidato?

E o Tiririca no Congresso? Ele foi eleito por milhões de votos. Mas a sua plataforma era de interesse pessoal. Melhorias no mundo circense. Será que existem tantos " palhaços " e " malabaristas" no Brasil para elegerem um comediante que defende os interesses do mundo circense?

Tiririca é um vitorioso. Saiu do mundo circense para a tv. Mas deixa ele quieto lá naquilo que ele sabe fazer muito bem : contar piadas. 

Um irmão de um amigo meu, se candidatou para vereador em São Paulo, a sua plataforma era a de melhorar o atendimento geriâtrico   no Hospital das Clínicas em São Paulo. Louvavel a sua plataforma não? E ele por acaso foi eleito?

No Brasil a mídia sempre vence , e aquele que está na mídia sempre terá a maior votação, não importando qual a sua plataforma.

Como eu estou fora do Brasil já ha alguns anos , nem posso criticar muito e nem votar de forma consciênte sem antes estudar a plataforma de cada candidato e o seu curriculum na vida política. 

Sempre votei em candidatos que defendiam plataformas políticas que iam de encontro com aquilo que acredito e com aquilo que me interessa de alguma forma. Não sou hipócrita . 

Quem elegeu o Tiririca tem interesse em quê?

O Brasileiro é um povo de massas, e aonde a vaca vai o boi vai atrás. 

Brasileiros e brasileiras. Parem de assistir as novelas tendênciosas da Rede Globo . Já é um bom começo. 




Nenhum comentário: