domingo, 23 de novembro de 2014

A astrologia e o ceticismo


          
   
Carl Gustav Jung (1875-1961) foi um importante psiquiatra e pensador, criador da psicologia analítica. Ao longo de sua vida, estudou Astrologia e se interessava pelo tema especialmente em sua tentativa de compreender o universo, as pessoas, a alma humana e todos fenômenos que estudava. 

Outro dia, por acaso, entrei em um link suiço de um programa da tv Suiça que eu costumava assistir , sempre quando estava de passagem pela terra dos comedores de queijo. O programa de tv se chama Patti Chiari, é um programa de tv que aborda assuntos como a qualidade de produtos e serviços suiços oferecidos à população, em lingua italiana.

Em uma das " puntatas" , que agora não me recordo a tradução em português, o assunto era sobre os serviços de cartomancia e tarot. Assim como no Brasil, na Suiça existem os tais "0900" para fazer consultas ( pagas por minutos) com videntes. E assim como no Brasil, a grande maioria é composta por charlatões e pseudo-videntes que fizeram alguns cursos de cartomancia on line e se apresentam como videntes. 

No decorrer da reportagem, sempre com uma camera oculta, aquilo que podemos perceber é que tais videntes ou cartomantes que foram consultados pela equipe de tv não passavam de charlatões. Creio que o intuito da reportagem era mesmo esta, a de mostrar os charlatões e não os videntes que possuem verdadeira capacidade paranormal. A paranormalidade é outro assunto, mas também muito interessante porque acomete a pouquissimas pessoas. 

Para discutir o assunto em estúdio, foram convidados dois céticos , um ator italiano , um professor  de quimica e um tarólogo italiano residente na Suiça e diplomado em psicologia. 

O ceticismo ( ou ignorância) humano é tão grande que em meio a uma discussão acalorada, o tal professor de quimica  chegou a questionar o porquê de um psicólogo deixar o seu título de graduação em psicologia para adotar a pseudo-profissão de tarólogo e astrólogo?

Meu Deus! O meu queixo caiu!!! Eles misturaram vidência com charlatanismo e astrologia tudo em um saco só!

E para piorar a colocação que o tal professor de quimica fez, ele ainda questionou o porquê de um psicólogo  deixar a psicologia para adentrar em um mundo tão ultrapassado e sem comprovação científica como a dos astrólogos do século passado ?

Para piorar ainda mais, o tal professor de quimica ainda salientou que atē mesmo Carl Jung , um psiquiatra super renomado suiço que tinha total conhecimento sobre Astrologia era ultrapassado e questionável. 

Meu Deus! Nunca ouvi tanta bobozeira , ceticismo e comentários sem fundamentos sairem da boca de um ser humano. Ceticismo é uma coisa, ignorância é mais grave. Tanto é verdade, que o único convidado que se posicionou de forma clara, objetiva e munido de conhecimento sobre o assunto era o tarólogo/psicólogo. 

Aquilo que percebi claramente com esta reportagem é, que muitas pessoas que se julgam inteligentes demais e acima de qualquer suspeita por possuirem títulos acadêmicos, não estão interessadas em assuntos que não abordem a sua própria visão de realidade. Oque para mim só pode ser definida com uma única palavra: a ignorância. 

Agora, eu me pergunto: estes tipos acreditam em Deus?

Pessoas com uma mentalidade extremamente cética não são abertas para o conhecimento daquilo que está oculto, daquilo que não é visível e comprovado. No universo existem forças que nos ligam ao todo e este " todo" pode ser chamado de Deus, como também de " Leis do Universo". Tanto faz.

Não existe uma escola ou uma Universidade que nos ensine a sermos bons pais, assim como não existe uma Universidade  que nos ensine as verdadeiras leis do Universo , e quando não se tem esta inteligência ( não acadêmica) é impossível poder enxerga-la. 



Nenhum comentário: