quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Legados

          
 


Em meu lento processo de autoconhecimento, a parte mais dificil tem sido o de desassociar aquilo que sou dos meus legados familiares. Vira e mexe estou com sentimentos de inadequação que eu mesma os recrio, apesar de não existir nenhuma espécie de cobrança externa.

São os meus legados familiares . Aquelas lembranças que vem e vão de uma infância e adolescência onde tudo era proibido, onde os castigos à palmatória eram frequentes e os diálogos inexistentes. Estar em casa sem fazer nada era considerado um crime. Não lavar a louça do almoço era um crime , levantar tarde era coisa de vagabundo, estar desempregado então, era motivo para grandes crises familiares. 

Passados praticamente 1 mês e meio de férias forçadas , a minha rotina diária tem sido bem ociosa. Levanto-me as 10:00h da manhã, ou as 11:00h , sem nenhuma rotina ou dever a cumprir. Na maioria das vezes estou cuidando da pele, fazendo a unha ou lendo algo na net. Totalmente ociosa. 


Nenhum compromisso, nenhuma obrigação, e assim os dias transcorrem tranquilamente e em harmonia. Ainda  tenho o " direito" de ociosidade até o próximo mês quando embarco para o meu novo trabalho, mas antes disso, quero aproveitar ao máximo as facilidades e as ociosidades da vida sem culpa alguma e sem medo de ser feliz. 

Meu único compromisso diário é deixar sempre comida pronta para a minha amiga .Que    não é nem obrigação, é um prazer. De resto, obrigações, horários à cumprir , cobranças ( só as contas à pagar) , ou qualquer outro tipo de dever é praticamente inexistente. 

Enfim, se eu faço algo  é por prazer e jamais por obrigação. Desse jeito, até o universo conspira à favor. 

Nestas horas, não me arrependo nem se quer por um minuto em ter deixado o lar que nasci e toda aquela opressão para poder ser eu mesma e desfrutar de " momentos" que a vida nos regala sem culpa alguma. Não existe momento adequado para ser feliz, para se sentir bem na própria pele. Toda hora ē hora. 

A culpa , a cobrança e o dedo em riste. Estas sim são inimigas da paz. 

Mais um dia se passou tranquilamente . Ociosidade total e explícita!



 


Nenhum comentário: