domingo, 6 de março de 2011

Japão x Italia

É incrível como os italianos curtem visitar o Japão, acho que já é quarta vez que me procuram no facebook pra pedir informações sobre o Japão. E acreditem! tem casais que programam a lua de mel no Japão. Nada romântico.
Os japoneses também tem uma verdadeira adoração pela cultura italiana. Então, a recíproca é verdadeira. Acho até que os japoneses são a única raça que adora os italianos no mundo. Aliás, japones adora americano e europeu. Se for francês então. Vixi Maria!
Na realidade toda essa empatia entre os dois povos tem mais a ver com a cultura de cada país. Japones adora viajar o mundo e conhecer apenas os lugares mais famosos e turísticos, são poucos os que realmente querem viver uma outra cultura. Quanto aos italianos, esses são mais abertos e estão "dappertutto"( de tudo que é lado), no Brasil, nos Estados Unidos, e em toda a Europa. Ultimamente o interesse de viver em outras terras parece ter crescido em função do momento político-econômico do país que segundo eles próprios ,anda meio complicado.
O curioso de se observar aqui no Japão é que os italianos quando vem viver aqui no Japão, ao contrário dos brasileiros (descendentes) são mais aceitos pelos japoneses . Talvez porque o nikkei brasileiro não tenha essa "paixão" cultural pelo Japão, ou talvez porque brasileiro tem mania de se agrupar em comunidades e se recusa a interagir com as culturas locais. Ou pior ainda, porque nikkei brasileiro conhece muito bem o lado frio e convencional dos japoneses por sua herança familiar. Vai se saber...
Eu admiro a cultura japonesa, mas não sou muito fã da mentalidade local. É sempre muito difícil saber o que um japonês está pensando porque eles tem aquela mania de não demostrar emoções em público e você só poderá conhecer a fundo um japonês através de uma convivência mais profunda. Que pode ser muito bom...ou muito ruim...

Nenhum comentário: