segunda-feira, 14 de março de 2011

Primeiro dia de trabalho após o terremoto

A região de Shizuoka não sofreu nenhuma consequência aparente dos grandes abalos sísmicos do periodo e a vida parece seguir normal por aqui, com uma ressalva. A aprensão tomou conta da população inteira do Japão. Nas lojas já não se encontram mais lanternas , pilhas e afins. Apesar do blackout programado que não inclui a totalidade das cidades da região.
Ontem, foi o primeiro dia de trabalho após o terremoto e pelas noticias que vejo nos telejornais japoneses a rotina da grande metrópole Tokio, mudou e muito. Principalmente pelos horários irregulares dos meios de locomoção, como a JR lines, uma das principais linhas de trem do Japão que liga Tokio a tantas outras cidades do arquipélago.
Pensei que chegando no trabalho teria alguma reunião ou coisa do gênero para orientar os funcionários sobre os riscos de um novo terremoto, ou até mesmo alguma explicação sobre a atual posição/situação da empresa em relação ao momento que o país atravessa. Nada!Os japoneses não falaram nada, nem um comentário sobre o ocorrido. Como se nada tivesse acontecido. Hoje, vou comer o tôco do meu chefe. Uma empresa grande e multinacional como a que eu trabalho que tem filiais na Indonésia, na Suiça, nos Estados Unidos e na Tailândia não faz um treinamento contra terremotos?Me poupem!Tem algo de errado aqui.
Algumas colegas de trabalho japonesas estavam muito assustadas (as mais jovens) e me pediam para eu ir junto ao toalete porque elas estavam com medo de um novo terremoto e estarem sozinhas . Ao contrário de algumas colegas japonesas de meia-idade que faziam comentários um tanto sádicos para o momento e para o meu gosto. Do tipo:-"Com certeza ainda virá o tão esperado terremoto de Tokai e todos morreremos juntos". Desagradável não?
Para nós que não estamos acostumados com tanta tragédia natural (apesar das chuvas no Brasil), a esse nível a vontade mesmo é a de sair correndo e fugir de toda essa situação incompreensível.
A impressão que tive dos ultimos dias é a de que o Japão está revivendo alguns momentos do pós guerra. Claro que em outro nível, mas com certeza alguns japoneses que já viveram o terror da segunda guerra mundial marcado pelo incessante toque dos alarmes de alerta estão revivendo alguns momentos que eles gostariam de esquecer mas não podem. Eu mesma tenho horror ao toque dos alarmes de terremoto e tsunami. A tv japonesa anda muito sádica nesse sentido, pois não param de passar as imagens do tsunami com os seus macabros sinais de alerta que irritam e assustam a qualquer um. Eu mesma estava com a tv ligada quando uma reportagem sobre o tsunami estava passando e ouvi o alarme que vinha da tv e pensei que fosse um novo alarme de tsunami. Mau gosto. Nem ligo mais a tv à noite, mas durante o dia deixo ligada, as notícias mudam a cada instante e é preciso estar atento.
Apesar de toda a aparente frieza (calma) dos japoneses eu diria que o momento japonês é de um certo desalento.
Não se fazem mais samurais como antigamente.

Nenhum comentário: