sexta-feira, 18 de março de 2011

Um pouco de tranquilidade

A tv japonesa já está em sua programação normal e pararam de transmitir (repetir) as cenas catastróficas do terremoto seguido de tsunami e das condições das usinas nucleares em fukushima. Já não era sem tempo. O excesso de informações desencontradas estavam apavorando a população mundial. Aparentemente está tudo sob contrôle nas usinas nucleares. Pelo menos não anunciaram mais nada de catastrófico pela tv japonesa e aos poucos a população japonesa começa a ter mais confiança nas autoridades locais. Os alarmes de terremoto também já cessaram, apesar dos 249 tremores menores que sucederam o terremoto de sexta- feira passada.
Quem vive aqui no arquipélago japonês já aprendeu a se acostumar com os terremotos. È sempre assim, depois de uma ou duas semanas o povo acaba esquecendo (por força) do temor a propria vida, e a vida continua. Não quero afirmar que os japoneses não se importam com o ocorrido ,mas eles aprenderam a se acostumar com os frequentes terremotos. O país é mal localizado e não se pode fazer nada com relação a isso. Para nós estrangeiros que não somos habituados a viver tantos momentos de terror , a opção é ir embora o mais ráapido possível ou mudar a mentalidade brasileira e tentar adaptar-se as condições de vida no Japão. Ou seja, abraçar o Japão , os seus costumes e principalmente a sua mentalidade coletivamente disciplinada. O Japão só é essa potência que é hoje porque o povo japonês é muito determinado e disciplinado, caso contrário, não poderiam ressurgir das cinzas, como o fazem sempre com grande maestria. Às vezes sinto até vergonha de ser descendente de japoneses e não ter essa qualidade do povo japonês. Para mim, viver bem e ter qualidade de vida vai mais além do que ficar isolado em uma ilha aonde todo mundo deve pensar e agir igual.
Como diz um amigo meu japonês: - OH, país sem graça! Eu morro de rir quando ele fala assim porque ele é japonês legítimo nascido e criado em Shizuoka. A diferença é que ele sabe falar inglês e já viajou muito por esse mundão à fora não somente por turismo como o fazem a grande maioria dos japoneses que viajam pra todos os cantos do mundo mas não interagem com as outras culturas porque não sabem falar outra lingua que não seja o japonês. Isso faz deles (a grande maioria) um povo com uma mentalidade extremamente nacionalista e cabeça-duras.
Elogios e críticas à parte com relação a mentalidade japonesa, parece mesmo que as coisas estão começando a entrar nos eixos. É apenas uma sensação, mas já tem uns 2 dias que está tudo tranquilo por aqui. Acredito que a frieza japonesa vem um pouco disso." Depois da tempestade vem sempre a bonanza". Espero que seja por um longo período...até o proximo terremoto.
Só achei estranho uma coisa...não tô achando açucar em lugar nenhum...

Nenhum comentário: