domingo, 20 de março de 2011

Metas

Desde que vim ao Japão ha mais de 7 anos atrás tinha uma meta muito bem definida na minha cabeça-dura capricorniana. Pensava estar aqui apenas por dois anos , trabalhar feito uma retardada e voltar para o Brasil e comprar um ponto (quioske) de café em algum Shopping Center de São Paulo. Pensava também em comprar um pequeno apartamento para mim e para a minha filha. Planos e muita determinação marcaram os meus primeiros anos de Japão. Trabalhava 12 horas direto de segunda a sabado (à noite) e nada me tirava da cabeça a minha meta de voltar ao Brasil com os meus pequenos projetos. Infelizmente as coisas não se sucederam como eu esperava por inúmeras razões que agora nem vem ao caso relembrar. Acontecimentos que me frustraram um pouco. Em vista de tantas adversidades eu decidi mudar o rumo da minha vida, mesmo recebendo várias críticas dos amigos e familiares que sempre diziam que eu deveria guardar dinheiro para comprar uma casa. Nem todos sabem que eu já havia sacrificado 2 anos vegetativos da minha vida no intuito de comprar um apartamento e não fui muito feliz nas minhas tentavivas. Eu desanimei. Eh, eu desanimo muito rápido quando não posso contar com as pessoas . É um defeito de caráter. Eu assumo. Ma valeu a lição. Aprendi que não se pode fazer em 2 anos aquilo que não conseguimos fazer em 10. E aprendi também que nem sempre as pessoas estão dispostas a nos ajudar a concretizar nossas metas.
Enfim, começei a dar prioridade para a minha vida pessoal, ou seja, desleixei de vez com as minhas ambições materiais e começei a investir em outra área da minha vida: nos meus sonhos e nos meus relacionamentos. Fiz muitas viagens que me enriqueceram muito culturalmente, mas mais do que isso tive a oportunidade de conhecer outras culturas e absorve-las à minha vida. Fazer um curso de lingua italiana em Firenze (depois de velha) . Aprender o italiano e um pouco da cultura italiana foi uma das coisas que me impulsionaram a mudar os rumos da minha vida. Como dizem: -O mundo é do tamanho das linguas que você conhece. Foram anos e anos falando com essa gente através de chats , Skype e sites de relacionamentos para aperfeiçoar o meu italiano. Ainda falta muito , mas já me faço compreender bem e escrevo razoavelmente, com alguns erros . Muitas pessoas me criticavam porque eu vivia em chat e só pensava em viajar. Mal sabiam elas que eu estava me preparando para um dia viver aquilo que estou vivendo agora. Um relacionamento, e de preferência inserida em uma outra cultura. Cansei de fazer planos sozinha .
Não, o meu destino não é na Itália. A Itália , a sua lingua e a sua cultura ,foram apenas a minha porta de entrada. O meu destino é a 2 horas de carro do aeroporto de Milão : a Suiça-italiana. Meta de vida concluida?Final Feliz? Imagina!!! Muitas águas ainda vão rolar. Atingir uma meta é uma coisa.Mantê-la equilibrada por longos anos é outro desafio.
Com tudo isso quero dizer que, devemos ter sempre metas em nossas vidas, mas também ter bom senso o suficiente para desistir delas quando as coisas não funcionam mais e buscar dar valor as nossas mais profundas necessidades , que no fundo nem sempre são as materiais. Ao menos para mim não são. Talvez por isso eu ainda não fiquei rica e se depender de mim nem vou ficar rica. Felicidade é não sentir falta de nada, mesmo não tendo tudo.

Nenhum comentário: