terça-feira, 8 de março de 2011

Disciplina


Disciplina é uma palavra que sinceramente só conheço teoricamente. Sou completamente e totalmente indisciplinada em tudo.
Chegar atrasada no trabalho todos os dias já era via de regra pra mim. Em um dos escritórios que eu trabalhei em São Paulo, os meus diretores decidiram em uma reunião mudar o horário de trabalho porque eu nunca chegava a tempo pra abrir o escritório ,e todos os outros funcionários ficavam sempre me esperando no corredor. Que absurdo não? Eu sinceramente penso que era mais fácil comer o meu tôco ou me demitir...
Depois que vim parar aqui em terras orientais fui obrigada a aprender na marra a ter um pouco de disciplina. Pelo menos não chegar atrasada no trabalho. Demorou uns anos, apesar de eu viver , na época, bem em frente ao meu trabalho .Era só cruzar a rua, e mesmo assim eu chegava sempre uns 10 minutos atrasada todos os dias. E quando eu dormia demais e acordava uma hora atrasada e nem ia mais trabalhar?
Pois é, vivendo e aprendendo. Depois de uma demissão, uma readmissão , uma demissão voluntária (desisti do contrato de trabalho pra viajar) e uma nova readmissão.Tudo isso em uma mesma empresa em um periodo curtissimo de menos de um ano. Agora eu aprendi. Eu acho...
Após a crise mundial que culminou em demissões em massas aqui no Japão , nós os estrangeiros que eramos a maioria fomos reduzidos a uma meia-duzia de sobreviventes. Eu mesma sou a única brasileira no meu horário de trabalho , o resto do quadro de funcionárias novas é todo de japonesas. Não se contratam mais estrangeiras até segunda ordem.
Com todo esse cenário , euzinha tive que ficar quietinha no meu canto e me juntar as minhas novas colegas japonesas , que por sinal me respeitam por eu ser mais experiente e antiga no trabalho, mas tem sempre aquele clima de respeito sem nenhuma consideração pelo simples fato de eu ser uma estrangeira. Fazer o que?
Hoje observava as japonesas do turno vespertino se preparando pra deixar o local de trabalho. Todas enfileiradas em um canto esperando dar o horário justissimo pra sairem da sala como se fosse uma tropa do exercito. Antes, uma passada na mesa da japonesa veterana pra despedirem-se educamente , fazendo aquela famosa reverência japonesa de curvar-se a 90 graus. Quanto mais se curva, mais se reverência a pesssoa. Eu também sou veterana, mas a reverência pra mim foi só de uns 30 graus.Que pobreza!
É incrível como os japoneses são disciplinadissimos em tudo. Na verdade é até mais fácil trabalhar com eles do que se pensa porque no ambiente de trabalho eles são muito previsíveis e cordiáis. Coisa que não acontece com a gente, os tupiniquins. Mas aprende-se.

2 comentários:

Rudinei disse...

"Qhe pobreza" heheh, vc é hilária! E escreve muito bem. Me divirto e aprendo com teus posts. Força aí!

Viajante disse...

Oi Rudnei,

Obrigada, mas eu ainda estou aprendendo a escrever...e o meu blog é só uma forma de não desaprender o português...rs
Hilária, é bem isso que os meus amigos que me conhecem bem dizem de mim.Vc ainda não viu nada...rs
Eu me controlo quando escrevo...:-)
Beijos