terça-feira, 15 de março de 2011

Novo terremoto ,agora em Shizuoka

Pátio da Asahi Techo Grass,Shizuoka-ken, hoje a noite.Todos fora com seus capacetes de segurança.

Hoje, 15/03/2011, as 22: 31 (horário do Japão) houve um novo tremor de 4 à 6.4 graus na região de Shizuoka, só que desta vez o epicentro foi por aqui. Ainda não sei bem o que aconteceu em detalhes porque acabei de voltar do trabalho. Eu estava trabalhando quando começou uma contagem regressiva: 5, 4, 3, 2, 1...no 3 eu já estava correndo pra fora. É incrível como esses meus chefes japoneses não comunicam absolutamente nada. Eu nem sabia que agora eles instalaram uma comunicação com não sei aonde que avisa segundos antes de um terremoto ocorrer. Só sei que a minha mesa começou a balançar e eu como sempre fui a primeira a sair da minha sala e pôr o meu capacete de segurança. Na rua um carro dos bombeiros, e no céu um helicóptero sobrevoando o mar. Porém, desta vez não existe o perigo de tsunami. Menos mal, eu vivo praticamente dentro do mar...
O tremor durou mais ou menos 1 minuto e não fez nenhum estrago, só no psicológico da gente que está sofrendo essa tensão desde sexta-feira passada quando houve aquele terrível tremor ao nordeste do Japão. Após alguns minutos (uns 10 ou 15) , estranhamente começou a garoar, e não havia previsão pra chuva.Uma hora depois começou a ventar forte .Como sempre o tempo também muda, um pouco antes ou depois. Quando eu digo que o Universo é todo ligado, ninguém me acredita.
Aqui não aconteceu nada, mas em Fujinomiya (6.0 graus ) algumas casas sofreram rachaduras e alguns moradores já estão abrigados em escolas próximas por segurança.
Agora, o maior medo do povo japonês é o tal do "Tokai Jishin". Um terremoto tão forte quanto aquele que ocorreu no nordeste do Japão que dizem ocorre de 100 em 100 anos e já estamos em debito com esse tempo. Dizem alguns sismólogos que a placa tectônia de Shizuoka pode começar a se mover em função do abalo de sexta-feira.Nossa!Esse periodo parece mais um filme de terror.Precisa ter estômago. Eu acho que estou com over-dose de adrenalina.
Hoje será mais uma noite de insônia...

6 comentários:

Anônimo disse...

OLá , estou aqui na insônia e encontrei seu blog , então logo após o tremor que teve em shizuoka , as autoridades vieram a midia anunciar , que esse tremor não tem nada a ver comm o tokai, que o mecanismo é outro e a placa tbm ,nw interfere, que bom , me deu uma acalmada , espero que tbm acalme outros ,nossa situação não está sendo fácil ,vivemos momentos de tensão , oro a Deus que tudo issopasse logo!

Projeto Bioart disse...

Força...

é incrível o poder da Internet, moro na Amazônia, e comovido pelo seu post. Estarei orando por dias melhores em Shizuoka.

Danilo Degra

www.projetobioart.com.br

Wendy disse...

Incrível né, e no mesmo dia antes de acontecer o terremoto aí em Shizuoka, estávamos eu e meu marido conversando sobre mandar os nossos filhos para casa da avó, que mora por aí. Logo teve o terremoto, e ele desistiu... não há lugar seguro nesse mundo.

Viajante disse...

Tem razão Wendy,
não existe lugar seguro no mundo, mas infelizmente o Japão está no topo das áreas de alto risco atualmente.Que ironia da vida não?Um país onde praticamente não existe violência.
Vamos orar muito muito por esse povo.

lademirgaldino@gmail.com disse...

Olá!! Tudo bem? Vc ainda tá aí? Queria saber como andam as coisas por aí relacionadas ao Tokai Jishin...poderia me responder?! Grato pela atenção!

lademirgaldino@gmail.com

Viajante disse...

Olá.
Sinto muito mas logo após o terremoto eu saí do japao para a Suiça e agora estou no Brasil, mas em breve vou para Osaka. Não sei te dizer se ocorrerá ou não o tão esperado Tokkai-Jishin. Estava todo mundo esperando em Shizuoka e aconteceu em Fukushima,portanto, prever um terremoto é quase impossível, porém o Japão está em uma área muito propícia a terromotos. Não seria normal se não ocorressem por causa da localização do país , e Shizuoka fica bem em cima de duas placas tectônicas, se eu não me engano. Boa Sorte.