domingo, 16 de março de 2014

Pergunta pro Google!


Nas minhas idas e vindas do Brasil para o Japão , com algumas passagens pela Europa , a coisa que mais me irritava era ter que explicar quinhentas mil vezes a minha origem. 

Acontece o mesmo no facebook. Se no meu perfil está escrito que sou de São Paulo, é por  que sou brasileira . Ou o povo ainda não sabe que São Paulo fica no Brasil e não na Argentina?

Detalhe: Se eu posto no facebook , tudo  ou quase tudo , em português, subentende-se que a minha língua madre é o português e não o japonês, ou o italiano, ou o espanhol, que  são línguas que eu falo mas não domino ao 100%. Sei la! eu acho meio obvio isso. Precisa explicar?

Em uma época onde as pessoas tem acesso ao mundo através da internet é imperdoável que um cidadão de qualquer raça que seja , não saiba que o Brasil é feito de imigrantes. 

Eu, pelo menos procuro sempre alguma informação sobre a cultura ou a origem de todos os meus contatos de outras raças no facebook antes de falar " abobrinhas" , ou eu simplesmente me calo e espero que a pessoa em um dado momento dê a entender de que raça ou origem é. 

Os asiáticos por exemplo odeiam ser confundidos . Nunca chame um chinês de japonês e vice-versa. Só se a intenção for ofender mesmo, ou um coreano de japonês. Estes tres povos tem um histórico de mágoas do pós guerra e lutas de domínio de territorio até os dias de hoje. 

Com a facilidade de comunicação através da internet, muitos povos que até então se ignoravam , hoje podem contactar-se com muita facilidade. Ao mesmo tempo, esta facilidade gera muita confusão quando os usuários da mesma não se informam antes de contactar pessoas de origens diversas. 

Eu tenho amigos japoneses que conheço jà hà anos que me perguntam " ainda" como são os brasileiros " verdadeiros", sob um aspecto físico. Pergunta pro Google uai!!! Que eu saiba, existe um Wikipédia em todas as línguas. 

Tento sempre resumir e dizer que o Brasil é feito de imigrantes de origem européia, africana ( do continente Africano) e asiática. Mas procuro sempre deixar bem claro que praticamente toda a América do Sul é feita de maioria indígena antes da colonização européia. Portanto, brasileiro puro sem mistura de raças são ( ou eram ) os índios. 

Mesmo com todo o meu impenho para explicar as origens do povo brasileiro e a minha, ainda tem gente que fica " perplexa" e não consegue entender como é que eu fui parar no Brasil. Simples, eu nascí lá. Ou pior ainda,  porquê tenho traços orientais e não domino a lingua japonesa e não conheço a totalidade da cultura japonesa. É simples deduzir que a minha vivência è mais brasileira do que japonesa, não é? 

No pós guerra muitos povos  imigraram para vários países. É o caso dos meus avós maternos e do meu pai. Portanto, é normal que eu tenha parentes japoneses nativos por todo o Japão que aliás , ainda nao conheço, e que eu tenha uma família no Brasil. 

Uma vez fui me encontrar com uma tia brasileira ( descendente de japoneses) que estava a passeio aqui e 2 tias japonesas nativas que vivem a Yokohama. Postei a foto das tias no facebook e uma amiga japonesa ( nativa) veio logo me perguntar se as outras duas na foto eram brasileiras. 

Confesso que o sangue subiu!!! pois eu já havia informado a ela  anteriormente que,  iria visitar duas tias japonesas de Yokohama e uma tia de São Paulo que estava em viagem pelo Japão. 

Ainda bem que não postei nenhuma foto do meu primo que também veio a passeio ao Japão com a sua noiva . Ele é um brasileiro paulista , filho de japonês , portanto , tem traços orientais e ela é filha  de brasileiros descendentes de italianos , com traços europeus. Imagina  a confusão que seria explicar isso?

Pior foi quando eu estive na Suiça, por que a imagem que eles tem dos brasileiros é de um povo mulato, ou moreno que baila samba e salsa , masca chiclete de boca aberta,   e as mulheres se prostituem  na europa. 

Por vezes me aconselhavam a dizer que eu era japonesa e não brasileira. Ahhhhh, isso me irritava tremendamente! 

Sempre me apresentava como nipo-brasileira ,mas o povo ignorava o " brasileira" e só me questionavam sobre a cultura milenar japonesa.  Será que eles pensaram que eu era uma japa tapada por não conhecer a totalidade da cultura milenar japonesa  e não saber falar fluentemente o japonês? 

Será que eles fazem isso com a Gisele Bunchen também?

Logo na entrada das lojas C& A tem uma foto enorme da nossa uber model brasileira. Será que questionam a sua conduta? Será que pensam que ela baila salsa e masca chiclete?

Será  que ficam  questionando a sua origem alemã e nacionalidade brasileira? Éh, se o Brasil é mulato, por que raios a Gisele Bunchen é loira? Ou será que ignoram a sua nacionalidade por causa do seu sobrenome alemão?

Ignorância à parte, eu fico muito irritada com esses povos " ditos" de raça pura que ignoram a miscigenação de raças e a história   de imigração de vários povos no pós guerra  para o continente americano. 

Até mesmo os italianos imigraram para o Brasil e foram " usados" como substitutos dos então escravos libertos africanos, após a lei Aurea. 

Tá certo que nem todo mundo tem a obrigação de saber sobre a historia da imigração no pós guerra. Os brasileiros sim , tem a obrigação de saber de suas origens . Quem não sabe de onde se originou é vira-lata. Não custa nada pesquisar as suas origens . 

Assim pelo menos , seria uma pessoa à mais a saber " explicar" as origens do povo brasileiro para estes ignorantes do primeiro mundo que " ainda" , apesar das facilidades da internet não conseguem entender que o Brasil é um dos países de maior miscigenação  de raças. 

Pronto! Falei! e VFC ( siglas de um palavrão em italiano que uso com frequência)  quem não entendeu o meu português! 

Usa o google tradutor que está logo acima à direita no Blog , que por sinal nem é eficiente , mas dá para entender o contexto  geral, quando se é um pouco inteligente e não tem preguiça de raciocinar. 


Momento Capricorniana irritada. 




Nenhum comentário: