quinta-feira, 6 de março de 2014

Ironia alla japonesa

i


Hoje uma amiga minha japonesa estava comentando comigo que não se preocupava muito com terremotos ( o povo japonês já está acostumado) , mas que ela temia muito os tsunamis. E sabe porquê? Por que ela morre de vergonha de ser carregada sem roupas por um tsunami. Dizem que quando você é levado pelas águas de um tsunami , ele leva as roupas que está vestindo também. 
Olha só o diálogo:

Eu - Mas você vai estar nua e morta, qual o problema?
Ela - Não, eu não quero morrer sem roupas. Tenho vergonha. 
Eu - Você não vai ter vergonha depois de morta. 
Ela- Não, eu não quero que me vejam morta e nua. 
Eu- Pior seria sobreviver a uma catástrofe dessa e sem roupas.
Ela- Sempre tem alguém que te empresta um cobertor ao menos . 
Eu- Será?
Eu de novo - E se a imprensa tirar fotos de mim saindo dos escombros peladona?
Eu outra vez- Tem coisa pior, do que ter a sua foto nua rodando na net e ainda sobreviver a isso?
Eu e ela- Risos, risos , e gargalhadas. 

Quando saímos na chuva é para se molhar. Quem teme tais catàstrofes naturais da natureza é melhor nem vir ao Japão e ficar aonde está. As catástrofes naturais já fazem parte da história deste bravo povo. 

Dia 11 de março cumprirá 3 anos desde a grande catástrofe japonesa. Muitas famílias ainda vivem em abrigos e não conseguiram refazer suas vidas. E como refazer , quando se perde casa, trabalho e familia?

Que Deus ilumine toda esta gente brava de Fukushima que mesmo depois do terremoto seguido de tsunami que devastou todo o nordeste do Japão, ainda insistem em viver na terra onde nasceram. 

Nenhum comentário: