domingo, 23 de março de 2014

Meu grande desafio



Pode parecer futilidade para algumas pessoas, mas o meu grande desafio , deste periodo, tem sido o de não deixar uma mudinha de cravo morrer. 

Quando eu " estive" no budismo, aprendi muitas coisas bacanas que trago até hoje comigo como filosofia de vida. Em uma das palestras da comunidade , os palestrantes fizeram uma comparação da vida ( a nossa) com uma planta .

O desafio lançado foi: A sua vida é como a vida de uma planta. Você é capaz de cuidar de uma planta?

Moleza! Quem não consegue regar uma plantinha ?

Comprei uma planta que agora não me lembro o nome. Ela estava verdinha, linda! 

Passado um tempo , ela começou a amarelar nas pontas. No desespero de faze-la voltar a sua coloração normal, começei a rega-la todos os dias. A planta se afogou e começou a apodrecer pela base. Ficou tão feia que decidi joga-la fora. 

Parece facil cuidar de uma  simples planta. Pois não é!

Nem tive coragem de contar a minha experiência infeliz com a planta nas reuniões de palestra do budismo. Fiquei quietinha. 

A minha primeira experiēncia foi infeliz. A planta morreu . Simbólicamente eu havia compreendido que não sabia cuidar de mim mesma , nem da minha vida, Quem dirá de uma planta que precisa de tantos cuidados. Aprendi a lição. 

Voltando a mudinha de cravo, eu a comprei ha quase um ano atras. Dois vasinhos floridos, um para mim e outro para uma amiga. Do cravo da minha amiga não restou nem a muda, morreu em poucos meses. 

A minha mudinha já brotou em pleno inverno, mas não floresceu. Nem poderia, era inverno e eu quase não a deixava do lado de fora da casa. O frio era intenso e ela murchava. 

Decidi então cuida-la dentro de casa, sem sol. A terra do vasinho mofou. 

Aos poucos o sol começa a bater na minha janela , é Primavera. Agora eu a deixo tomando sol durante o dia e quando venta demais eu a coloco para dentro de casa. A terra está mais seca, sumiram os focos de mofo, mas o meu cravinho ressecou um pouco. 

Novos brotinhos nascem em meio a folhas ressecadas. Não consigo entender o que ela está me pedindo. Mais sol? mais água? menos ventos?

Uma simples planta tem o poder de expressar tamanhas reações ao seu meio ambiente. Incrível , não?

Assim como eu , a minha plantinha estava sofrendo com a umidade do ar dentro do meu apartamento, fora na varanda, ela sofria com o frio. Aos poucos , com a chegada da Primavera e mais exposição ao Sol, ela tenta gerar novos brotinhos. 

Agora , o meu desafio não é faze-la sobreviver e sim faze-la brotar e florescer. 

Com a chegada da Primavera, espero poder ajuda- la a florescer. Será a confirmação ( simbolicamente ) de que finalmente estou aprendendo a cuidar da minha vida. 

Na minha concepção , quem sabe cuidar de plantas e jardins é uma pessoa profundamente conectada com o seu meio ambiente e em harmonia com a sua propria vida. Claro que tem gente que  paga para cuidarem de seus jardins , e isto não as fazem menos competentes , mas serā  que entendem e compreendem a essência da vida  tanto quanto aquelas que realmente cuidam de seu próprio  jardim? 


Nenhum comentário: