quinta-feira, 8 de maio de 2008

Latin lover- papagallo

Scrive Aldo Palazzeschi in Stampe dell' Ottocento,nel 1932:"Oggi per le strade fiorentine,sole a gruppi o a sciami,trionfano la giovani americane,che portano il gonnellino corto,mostrando solidi polpacci,occhi azzurri fanciulli,capelli biondi e tagliati,braccia agili e robuste.Si muovono con ondulazioni sicure delle anche sotto gli sguardi avidi dei giovanotti.
Sorridono per l'angustia delle vie e la geniale bizzarria delle architetture;fumano con naturalezza e un po' insolenti,insolenza innocente ch'è attributo legittimo della gioventù".
Negli anni cinquanta ,gli sguardi avidi dei giovanotti evocatti da Palazzeschi assumono i connotati di manifestazione sguaiata e triviale del mito del LATIN LOVER-PAPPAGALLO,protagonista di una provinciale "dolce Vita".

Eu sabia que o homem italiano tinha a fama de latin lover,mas de latin lover- papagallo?ahahahahahahaha....muito engraçada a tradução ao pé da letra:Amante latino-papagaio.Nada romântico...:-)

Ainda não conseguí descobrir de onde nasceu esta fama,esta imagem de latin lover italiano.Penso que provavelmente das telas do cinema com os filmes ainda em preto e branco de Rodolfo Valentino nos anos "20".Ou da herança genética deixada por Giaccomo Casanova a alguns de seus filhos venezianos.Não sei se ele teve filhos,mas com certeza deve ter tido vários.

Normalmente a base de algumas características culturais ou hábitos de uma raça vêm de longa data,influenciada por alguns acontecimentos históricos e tendências da época .Como por exemplo a mania de suicídio dos japonêses.Eles se suicidam por tudo.É incrível!Mas isso tem explicação:além da falta de Deus no coração,os japonêses são herdeiros de uma vasta gama de antepassados suicidas:cito como exemplo os pilotos kamikazi e os samurais harakiri. Todos retardados robotizados programados para morrer.Até na filosofia Samurai andaram enfiando alguns adendos suicídas,alterando a filosofia original.Mas não se iludam...aqui não tem latin lover nem samurai lover.Eles gostam é de comer sushi , sashimi e estrelinhas do mar...como as japas são chamadas aqui...:-)

Agora me explica .Porquê o homem italiano é latin lover ,e além disso é PAPAGAIO? Força da mídia? um incidente histórico pós guerra?Tá no sangue veneziano?mas se venezianos são tudo freddini,freddini! Tem explicação isso?Ou será que o título de latin lover é dos venezianos e de papagaio dos napolitanos?E aonde ficam os romanos nessa herança?

Será que dentro de algumas décadas o atual latin lover-espanhol,Antonio Banderas poderá substituir o trono de Rodolfo Valentino?Porque latinos por latinos,os espanhóis também são.
E o nosso latin lover - brasileiro?O Brasil anda maus de latin lovers no passado e na atualidade.Acho que está mais pra lover-boy...
À parte da fama de qualquer raça.Os tempos mudaram e agora está em moda uma nova tendência que cruza fronteiras longinguas:O corno lover!Este independe de herança cultural,ou classes sociais.Todo mundo pode ser.



Nenhum comentário: