sexta-feira, 9 de maio de 2008

Penso,logo existo!


"Cogito,ergo sun",ou "Dubito,ergo,cogito,ergo sun".Frase de René de Descartes,quando ele começou a questionar a sua propria existência.
Todo filósofo tem um pouco de lunático e sábio,mas dentro de sí tem sempre uma certa inquietação que os faz questionar tudo.Sorte de Descartes que era um homem inteligente e soube usar a sua inquietação interna de forma construtiva e se fez imortal no campo da filosofia.
Fico imaginando como era Descartes quando era adolescente,ou no seu dia-a -dia "normal" ,de simples mortal.Aposto como deveria ser um porre conviver com estas inquietações dele quando ele era um simples adolescente com todas aqueles alterações hormonais frequentes na adolêscencia.Imaginemos Descartes,ainda adolescente com a cara cheia de espinhas,no auge da sua adolescência e questionando a sua propria sexualidade. Que saco!
- Cogito ergo subitus mis masturbus o no mis masturbus sun?Oh!dubitus crudelus!
E pior deve ter sido quando ele se apaixonou pela primeira vez,porque a primeira paixão a gente nunca esquece,então imagina pra alguém que é tão questionador e vive questionando os seus proprios sentimentos?Um porre!!!
E quando ele se casou?Será que ele se casou?Não sei!Não cheguei a pesquisar sobre isso,mas normalmente quem se questiona demais não casa.Ou se casa e se arrepende.
Nem quero vir a pensar como teria sido ele como pai.Questionando a sensação de ser pai e seus conceitos sobre a paternidade questionável.AFFFFF!
Imagina então o quanto deveriam ter sofrido seus filhos ainda pequenos em idade escolar,quando voltavam pra casa com uma nota baixa e ele questionava a inteligência dos filhos ,ou os padrões de ensino de sua época.
Ser visionário e estar à frente de sua época,ou questionar padrões pré-estabelecidos pela sociedade como sendo aquilo justo e correto é sem dúvida alguma uma qualidade ,que quando aplicada de forma construtiva e inteligente traz grandes contribuições para a propria vida e para o meio aonde vivemos.Mas e quando somos simples mortais?Nem tão inteligentes,nem tão filósofos , vivendo no século XXI e questionando sempre a sua propria existencia e a sociedade aonde se vive?

- Ahhh!Manda pro manicômio,o cara é esquisito mesmo.
- Acho que faz uns 2 mêses que ele não faz sexo e subiu pra cabeça.
- Aquele cara é mor estranho.Diz que vai estudar filosofia.Pra que?Pra se canditar a presidente da república?Mas o Lula não precisou...
- Já falei pra ele sair mais,ir pra Disco,malhar,pegar umas minas nas baladas e aprender a viver como se deve.
- Acho que ele fuma maconha.Vive doidão
!

Eh!Descartes!A sua época era outra...:-)

Nenhum comentário: