quinta-feira, 8 de maio de 2008

Diferenças




Vivendo fora do nosso país de origem é que podemos provar na pele o que são as diferenças culturais,existem algumas que até fazem mal,magôam.Mas se você é uma pessoa inteligente e informada,sabe que são apenas diferenças culturais e deveríamos entende-las.Eu disse,"deveríamos"...é uma condicional.Depende da condição,depende da tua necessidade,depende da tua paciência,depende da tua educação.Enfim.Depende do teu saco!Só depois você decide se respeita,ou não.

Conviver com as diferenças culturais não é uma coisa fácil.Vivo esta experiência todos os dias ,pra dizer a verdade,desde que nascí...:-)

Todas as diferenças são belas,contanto que te acrescente algo de forma construtiva,que te faça pensar que estava equivocado e que existem outras formas de viver e sentir a vida ,do que aquela que você herdou de seus pais,ou aprendeu na escola quando era criança.Seria injusto da minha parte criticar uma nação toda,afinal de contas no frigir dos ovos somos todos seres humanos de carne , osso e sentimentos,mas...

Existem certos povos e certas culturas que no meu modo de entender,não sabem ou não aprenderam a viver.O mais belo de intercambiar conhecimentos é estar sempre aberto,mesmo que existam choques culturais,porque elas existem,e são muitas vezes uma grande lacuna.Mas se chocar com uma porta fechada é algo frustrante.Tá!Tô criticando os japas sim...e daí?

Nem sei explicar como eles encaram e sentem as suas emoções.Nunca na minha vida convivi com uma raça tão fechada , inatingível e fria.O pior é que com a convivência vamos ficando iguais à eles de certa forma e sempre nos contaminamos com as piores características deles.Em mim o efeito é duas vezes pior,criando até uma crise de identidade,existencial...sei lá!

Tá no sangue as origens e eu por ser filha de japonês legítimo vivo em crise porque nunca entendí o jeitão samurai dele,que muitas vezes entrava em choque com o meu jeitão japa -paraguaya.Fazer o que?...:-)

Nestas horas eu me agarro no meu passaporte verdinho,aquele mesmo que sofre alguns preconceitos em certos países,mas eu me orgulho de porta-lo por onde eu vou...:-)

O Brasil é maravilhoso com todos os seus defeitos,problemas sociais,presidente cachaçeiro e sem dedo,desemprego,instabilidade,falta de segurança,suas favelas , e ultimamente até terremoto teve em São Paulo.Mas é uma terra abençoada de gente alegre,simpática,bronzeada,desencanada ,sensual, bem humorada e sempre aberta a acolher todas as raças.Eu amo esse jeito de ser brasileiro!

Nenhum comentário: