segunda-feira, 19 de maio de 2008

Desavenças poliglotas



Juro que tem dias que eu não aguento mais!!!

Deitar ouvindo Lucio Dalla ,sonhar em português,acordar em japonês e rir em castelhano!UFFFF!!!!

Tem dias que eu misturo tudo e talvez eu já esteja falando em galego sem nem saber!

Ainda estou pensando se eu retomo as minhas aulas de inglês,mas acho melhor dar um tempo pro meu pobre cerebro.Cada coisa ao seu tempo.

Difícil mesmo é brigar em outra língua(eu ando me especializando),e se fazer entender claramente pra não ter mais desavenças do que aquelas que já existiam antes da encrenca.

Na semana que passou, eu briguei em japonês,me magôei em português,xinguei em italiano e chorei minhas mágoas em castelhano.Mas como eu me conheço muito bem.Não vou perdoar a" dita cuja" em nenhuma língua .

Segundo as minhas proprias experiências em desavenças de comunicação em lingua estrangeira;a melhor forma de testar o nível de sua fluência é deixar rolar um "barraco" naturalmente e vêr no que dá.Se você conseguir se defender e ainda ofender o seu interlocutor sem usar palavras chulas.Parabéns!Você pode ser considerado um "advanced " na comunicação verbal.

A arte de se defender em uma discussão em lingua estrangeira é a tonalidade da voz .Sempre firme e de boa dicção.Mas quando você pretende ofender o seu oponente de lingua estrangeira,deve sempre lembrar de usar a forma imperativa ,além de aumentar uns 5 tons na sonoridade da voz.

Falando especificamente de brigar em italiano.É muito mais fácil que em qualquer outra língua, pois se usa muito as mãos.Vale tudo!Até gestos obscenos,mas nunca se esqueça de levantar 10 vezes mais a tonalidade da sua voz.Use e abuse da grande variedade de parollace que oferece esta lingua.

No caso da lingua japonêsa é mais embaçado porque não existe uma variedade tão grande de parollace como na lingua italiana,então é melhor andar sempre com um dicionário de bolso e tentar ofender o adversário com palavras corteses mas que detonam a moral dele.Depois, só pra provocar mais um pouquinho é só fazer aquela famosa saudação japonesa de curvar levemente o corpo num ângulo de 90 graus,em respeito ao seu oponente e bater continência pra ele.É infalível!

Numa discussão em castelhano é só usar os mesmos parollaces do português e enrolar a língua,o máximo que puder pra pronunciar o "J", o "G",o, "L" e o "R" ,que eles entendem muito bem.

Vou acabar me pós -graduando em desavenças internacionais...:-)

Nenhum comentário: