terça-feira, 20 de maio de 2008

Madame Butterfly

Quem já não ouviu falar de Madame Butterfly?A gueixa de apenas 15 anos que foi "vendida" junto com uma casa a um oficial americano ?
Baseada em fatos reais que ocorreram no século XIX,período em que o Japão era um país completamente isolado do resto do mundo.E para promover uma maior abertura do país foi permitida a estada de alguns oficiais americanos que se casaram temporariamente com algumas jovens japonesas.
Madame Butterfly se suicida após saber que seu amado "marido" americano se casara com outra em seu país de origem.
Na vida real devem ter existido muitas outras madames butterfly naquele século,assim como é sabido que após a segunda guerra mundial ocorreram muitas uniões de oficiais americanos e japonesas .Não sei dizer ao certo se estas uniões vingaram.Acho que não.
Me recordo do relato de uma ex- modelo japonesa que é filha de uma japonesa e de um oficial americano.Muito bonita por sinal.Provavelmente os seus pais se conheceram no pós guerra e se casaram temporariamente.Em seu relato a tv japonesa ela conta da ausência do pai americano,da pobreza e da luta da mae para sustenta-la ,e do preconceito que sofreu quando era ainda uma menina por ser considerada diferente.Alta,com os olhos ligeiramente esverdeados ,chamava a atenção por onde ia e sofreu muito preconceito na escola.Anos depois ela receberia um convite para ser modelo e desde aí a sua carreira de modelo internacional deslancharia para o mundo. Mas ela chorava copiosamente ao relatar a história de sua mae e a trajetória de sua vida. Me emocionei ao assistir a este relato ao vivo na Tv japonesa.Será por estas e outras que a japonesada é tão fechada para o mundo,ou será apenas uma questão de localização geográfica?

Nenhum comentário: