segunda-feira, 26 de maio de 2008

O Pinoquio era toscano

"Vivendo e aprendendo",ou melhor dizer:"Viajando e aprendendo"...
As aventuras do bonequinho narigudo e mentiroso todo mundo conhece né!Eu mesma não perdia um capítulo e não via a hora dele se transformar em ser humano.Mas o bonequinho era safado e sempre aprontava alguma a cada capítulo.O velho Geppeto já nem era mais grisalho,era quase albino de tanto aguentar as travessuras desse boneco ainda não-humano.
Eu sabia que a estória de Pinoquio era italiana,mas nem imaginava que ele era toscano,ou melhor,fiorentino. O autor de" Storia di un burattino",Carlo Collodi,era fiorentino.Então o "filho",ou criação também pode ser considerado fiorentino não é?
Nas lojas e bancas pelas ruas de Firenze o que mais se vê são bonecos miniaturas do Pinóquio.Além dos aventais ,shorts,camisetas com o pisellino de Michelangelo.
Eu comprei um avental do pisellino de Michelangelo pra dar de presente pro meu chefe que é japonês...mas ele já tem o próprio pisellino made in japan....ahahahahaha.Pra quê ele iria querer um pisellino piccolo italiano.Non è vero?
Outra marca da cidade de Firenze são as estátuas nuas .Mas todas com os pisellinos discretos.
Então,eu começo a pensar:boneco mentiroso ,cara-de -pau, e narigudo ,estátuas nuas com pisellinos piccolos...??...?!...????...!!!!!!!
A nossa mente tende sempre a ser maliciosa e a procurar uma co-relação:boneco narigudo e mentiroso +pisellino piccolo de Michelangelo = fiorentino= toscano=italiano.
Hehehe...adoro a cultura e a gente italiana,mas eu não resisto a tirar um sarrinho!!Cattiva!...:-)

Nenhum comentário: