sexta-feira, 2 de maio de 2008

Renascentismo-Perspectiva




O espaço perspéctico
Um dado importante na definição da
espacialidade do Renascimento é a incorporação da perspectiva como instrumento de projeto e da noção do desenho como uma forma de conhecimento.
A principal ruptura com o espaço medieval dá-se a partir do momento em que os arquitetos do Renascimento passam a designar nos seus edifícios um ritmo de percurso em que as regras de desenho do espaço são facilmente assimiladas pelos usuários e estes, a partir de uma análise objetiva do espaço, ainda que em um certo sentido empírica, têm condições de dominá-lo e impor o seu ritmo. O domínio da linguagem clássica, usada para se chegar a estes efeitos de percurso, só se torna possível quando simulado através do projecto pela perspectiva. Como resultado, tem-se um espaço perspéctico, integralmente apreendido pelo observador e cujas relações proporcionais se mostram de forma analítica e objectiva.
Estas novas relações espaciais mostram-se especialmente evidentes quando comparadas com o espaço presente nas
catedrais góticas. Nestas, a intenção arquitetônica é a de que o observador, desde o momento em que entra no edifício, seja dominado pelo seu espaço e instantaneamente deseje olhar para cima, procurando um movimento ascendente em busca do Senhor. Noutras palavras, toda a monumentalidade daquele espaço tem a função, entre outras, de possuir o indivíduo e determinar seus desejos, o ritmo de seu passo e a forma como ele usufrui do edifício. No espaço renascentista a intenção é justamente a oposta: não mais o edifício domina o indivíduo, mas este apreende suas relações espaciais e domina o edifício. Noutras palavras, busca-se neste momento aquela que seria chamada de medida do homem.

Se observarmos atentamente à cada praça e seus palácios projetados na fase Renascentista em Firenze,podemos notar que esta técnica está pofundamente difundida e aplicada em cada obra arquitetônica.Um exemplo clássico desta técnica é facilmente perceptível na Praça aonde se localiza o Palácio Vecchio .Pena que seja praticamente impossível retratar em simples fotos a grandiosidade de tais obras vistas ao vivo.Peccato!
A impressão de grandiosidade que temos ao observar a Praça por todos os ângulos(ponto de fuga) não me deixa mentir.Magnífico!
Fazer uma comparação da perspectiva utilizada no estilo gótico e no renascentista é embassado!Mas na minha humilde opinião de "observadora" daquilo que ví com os meus próprios olhos,a arquitetura Renascentista tem certos padrões horizontais ao contrário da gótica que é vertical. Posso citar um exemplo do estilo gótico que infelizmente não cheguei a conhecer,o Duomo de Milano:grandiosidade vertical.

Outra coisa que me intriga é a técnica de proporção utilizada por Michelangelo para esculpir a Pietà.A figura de Maria è maior proporcionalmente do que a figura de Cristo em seu colo .Fantástica técnica em pirâmide aonde ele abusa de toda a sua liberdade de expressão,e retrata a Virgem Maria ainda muito jovem.E pensar que ele só tinha 23 anos quando a esculpiu.Fantástico!
Deu pra perceber que estou completamente embriagada e apaixonada pelo Renascentismo?Acho que eu seria mais feliz se eu tivesse vivido naquela época...alma remanescente do Renascentismo...:-)

Nenhum comentário: