segunda-feira, 10 de novembro de 2008

estereótipos que raça não os tem?



Neste final de semana estava em um bar/restaurante com duas amigas peruanas de descendência japonesa, que de japonesas elas não tem é nada.Conversavamos sobre o ex-namorado de uma delas,um brasileiro vero, que de japonês não tem nem o sangue.Só o sobrenome da ex-esposa.
Essa minha amiga que se relacionou com o tal brasileiro por mais de 6 anos e do nada decidiu terminar a relação com ele,comentava de certos defeitos na raça.Defeitos que eu já conheço muito bem,diga-se de passagem.
A mania do brasileiro de querer "ficar".Ela "ficou" com ele por mais de 6 anos e ele nunca tomou nenhuma atitude no sentido de oficializar a relação. Casamento?Isso é palavrão!Noís se ajunta!
Planos para o futuro da relação ou até mesmo planos individuais eram inexistentes na relação.
Do meu ponto de vista ,uma relação que dura mais de 1 ano e ninguém se compromete é uma "ficada" das boas e nada mais.A coitada que é peruana pensava que ele era namorado, ou quase marido.Mas nós (brasileiros), sabemos a diferença entre "ficar" e assumir um compromisso sério.Éh!O brasileiro sabe diferenciar muito bem uma "ficante",uma namorada e uma esposa.Aliás,noiva quase não existe mais.
Quando fui questionada sobre essas características do homem brasileiro,fui obrigada a confirmar.Esse negócio de "ficar" só existe entre nós brasileiros.
Se você está sozinha e disponível é só ir a uma disco e "ficar" com o primeiro que aparecer.Mesmo que você não esteja a fim de "ficar" com ninguém, tem sempre alguém querendo "ficar" com você só por uma noite,ou até quando for conveniente.E esta mania os brasileiros e brasileiras carregam por onde vão.
Não que eu seja uma puritana,longe de mim ser uma carola,mas confesso que fiquei com vergonha da raça.Não é a primeira vez que sou questionada sobre o comportamento dos brasileiros(as) .
Quando eu vivia em São Paulo,não achava muito normal ir a uma Danceteria e depois ficar beijando tudo que é boca que cruzava à frente,mas como isso era considerado normal,eu nunca me importei muito.
Hoje,convivendo com tantas raças de tantas origens étnicas e tantos costumes diferentes,me sinto um pouco incômoda quando as pessoas me perguntam se é normal fazer "sexo" com várias pessoas ao mesmo tempo quando em época de carnaval.Me poupem!
Os estereótipos em relação a nós brasileiros no mundo todo andam meio avacalhados.
Sem dúvida alguma o brasileiro é o tipo mais desencanado e liberal que existe no mundo, que foge de compromissos nos relacionamentos como o diabo foge da cruz.Mas até aí minha gente...Não é todo mundo que se acaba em bailes de carnaval "ficando" com tudo que é coisa que se mova à frente.
Dá licença que o buraco é mais embaixo e eu me sinto ofendida com esses estereótipos.

A minha sorte é que sou de descendência japonesa e ninguém em sã consciência vai relacionar esta imagem "carnavalesca estereótipada"com a minha pessoa.
O Carnaval é a nossa maior festa e a nossa gente brasileira é a mais sexy e desencanada do planeta nos relacionamentos.Estereótipos existem em todas as raças e quase sempre com um fundo de verdade.Mas avacalhar não!!!

Nenhum comentário: