sábado, 25 de abril de 2009

Mentalidade tipo exportação

De tantas experiências que tive e de tanto escutar gente que reclama do convivio com os italianos,eu cheguei a conclusão de que um italiano é melhor quando exportado para terras brasileiras...


Assim como os japoneses que imigraram para o Brasil e conseguiram (por milagre) suavizar um pouco a mentalidade em terras brasileiras,os italianos não são diferentes.


Cada povo na sua terra com a sua cultura ,as suas raízes e as suas heranças politico-sociais.Seria ilusão esperar que um povo todo não herdasse fragmentos de um periodo político que foi marcante na sua história.Japoneses e italianos são duas raças extremamente diferentes em tudo,mas confesso que encontro algumas semelhanças que me desagradam.O machismo ,por exemplo.

Apesar de tais heranças ,os italo-brasileiros e os nipo-brasileiros que eu conheço de São Paulo ,mesmo os de primeira geração,são de uma mentalidade muito mais aberta e suave,mais bem-humorados e nem um pouco machistas.Atravessar o oceano rumo ao Brasil parece que abre mentes e cria novos ideais de liberdade.

Como dizia um antigo comercial da Sharp(se não me engano),fazendo uma alusão aos produtos japoneses e os de fabricação nacional: - "Os nossos japoneses(nipo-brasileiros) são os melhores".

Assim sendo,me atrevo a dizer que a nossa pizza italo-paulistana é bem melhor.Bordas grossas e com um conteúdo que pode ser alterado a gosto do cliente.

No Brasil ninguém te obriga a comer aquilo que não lhe agrada e nem tão pouco digerir ideais ultrapassados.Pra quem gosta de liberdade e não tá nem aí pras heranças culturais assim como euzinha,o Brasil é um verdadeiro paraiso.

Deus,obrigada por ter nascido brasileira e ainda por cima paulistana.

Nenhum comentário: