quarta-feira, 15 de abril de 2009

O povo japonês e suas reações


Entender o que se passa por aqui na terra dos samurais é complicado quando não se domina bem a língua japonesa,mas acredito que mesmo aqueles que dominam muito bem a língua ainda se encontram meio alienados com o que está acontecendo nos últimos meses.

O japonês em geral é uma raça pouco expressiva que não manifesta as suas emoções (se é que eles as tem)com facilidade.Para mim , em particular que sou habituada a ler as expressões faciais das pessoas e concluir o que se passa com cada uma no seu interior,a missão de tentar desvendar um japonês tem sido quase impossível. Eu realmente não entendo essa raça. A impressão que tenho sempre é a de uma total falta de sintonia, e não me refiro somente a aquela comunicação verbal em outra língua , que aliás, nunca é igual a nossa própria.

Por mais que tenhamos total domínio de uma língua estrangeira a compreensão (ou tradução) de certas expressões linguísticas não tem o mesmo sentido que teria para nós na nossa própria língua. Isso já é uma grande barreira de comunicação a se enfrentar, pior ainda quando vem junto com um povo que não se expressa espontaneamente nem verbalmente e nem fisicamente.


Estou tentando "adivinhar" o que a população japonesa está pensando sobre a atual situação econômica do arquipélago. Aqui o povo não tem voz.Assistir aos noticiários da Tv japonesa é perda de tempo,os japoneses só transmitem na Tv aquilo que lhes convêm,então sou obrigada a caçar na net notícias que envolvam o arquipélago sob um ponto de vista internacional .


Hoje tive acesso a um noticiário de língua italiana,onde um repórter italiano a Tóquio ,quando perguntado sobre a reação dos japoneses em relação a crise mundial,respondeu que não saberia dizer ao certo porque o povo japonês é pouco expressivo .
Então eu não estou louca!Esse povo é realmente muito difícil de entender.

Nenhum comentário: