domingo, 19 de abril de 2009

Depende do ponto de vista

Ontem conversando com um japa de uns 40 e tantos anos ou 50,sei lá!É muito difícil adivinhar a idade de um japonês nessa fase,alguns são velhos demais pra a idade,outros inoscentes demais.Enfim...
O japa costuma ainda ir a discotecas e quase sempre por onde ele vai tem uma penca de brasileiros,quase todos nikkeis,ou seja,da segunda geração até a quarta,mas que na sua grande maioria já perderam as referências orientais,seja nas feições ou no comportamento.
O japa me relatou que se assustou com a naturalidade com que os brasileiros "ficam" logo no primeiro encontro,sem falar nos amassos em público,que não são considerados normais por aqui.Disse também que as mulheres nipo-brasileiras são muito mais bonitas em comparação as japonesas e que os brasileiros tem swing e sabem dançar muito bem.
Bem...tudo isso é verdade,mas o que mais me impressionou foi a preocupação dele com a Aids e o medo de se relacionar com uma garota brasileira,apesar da vontade e da curiosidade ,o que o freava era essa imagem de gente fácil , liberada e insaciável.
Mas será que nem os nipo-brasileiros estão livres desta imagem?
Toda vez que sou questionada sobre esse assunto,eu realmente não sei o que dizer,porque algumas coisas são normais pra mim,outras nem tanto...depende do ponto de vista.

Nenhum comentário: