quarta-feira, 22 de maio de 2013

Individualidade



Destino: Individualidade. Este foi o resultado do meu mapa numerológico que fiz estes dias só por curiosidade. É incrível como descobrimos muito de nós mesmos através destas ferramentas "misticas". Já uso a astrologia hà mais de 3 ou 4 anos para o meu autoconhecimento.

Eu sempre me considerei uma pessoa " egoísta", por sempre pensar primeiro em mim e depois nos outros. As reações das pessoas a minha volta também comprovavam isto, mas nunca , jamais , ninguém me chamou declaradamente de egoísta. Apenas percebia que o meu modo de ser incomodava algumas pessoas.

Aos poucos fui descobrindo a diferença entre ser " egoísta" e egocêntrico. Hoje não me julgo mais uma pessoa egoísta, mas sim, egocêntrica. O egoísta não é capaz de compartilhar absolutamente nada , nem emoções e nem coisas materiais. Bem, eu se estou feliz quero compartilhar, e se alguem que eu aprecie se sente feliz também quero compartilhar desta sensação. Coisas materiais? Se eu posso eu compartilho, mas já vou avisando que eu não sou generosa. Não sou capaz de doar algo que me fará falta.

No texto de Flavio Bastos, um site que encontrei na net, ele define perfeitamente oque é a individualidade. Vou postar o link neste post. Vale a pena ler.

O meu processo de individualização começou hà uns 8 anos atrás, quando provei o sabor de morar sozinha, pela primeira vez na vida, bem longe de casa. Mais precisamente no Japão.
Como na época eu ainda não era um ser "individual" , sofri um pouco para me adaptar a esta nova vida e mais tarde a esta nova consciência de mim mesma. Sofri, senti solidão, pirei e quase caí em depressão. Fases que temos que passar no processo. Não tem como pular esta etapa.
Com o tempo e a convivência comigo mesma, acabei descobrindo uma outra pessoa dentro de mim mesma que estava adormecida, ou oprimida pelas cobranças sociais.

O "ter" era um dilema que eu não conseguia engolir. Você tem que "ter" algo para ser alguém. Ter uma profissão, ter um carro, ter uma casa, ter um marido ( de preferencia rico e bonito), ter filhos, ter dinheiro, ter postura social, ter boa educação, ter personalidade, ter argumentos, ter um hobby, ter metas claras e definidas na vida, ter um belo corpo, ter boas relações familiares, ter muitos amigos, ter sorte ( ninguém gosta de um azarado) , ter, ter e ter. Não que eu não aprecie os prazeres da vida mundana e seus prazeres materiais. Mas quem ainda não descobriu o seu verdadeiro "ser" não poderá jamais viver uma vida plena e desfrutar do "ter". Daí se explica a quantidade de pessoas que tem tudo para ser realizado e feliz e não consegue nunca. Ele tem tudo, mas para ter tudo abdicou do seu "ser". Quem encontrou este equilibrio entre o "ter" e o " ser" , com certeza é uma pessoa plena e feliz. Sorte dela.

Toda pessoa, sempre que possível, deveria passar por este processo de autoconhecimeto e buscar estar consigo mesmo . Descobrimos coisas de nós mesmos que antes era praticamente impossível pelas cobranças e exigências do mundo. Filhos querem que você tenha uma postura tradicional , amorosa e altruísta, maridos (esposas) querem que você seja sempre fiél, leal, companheira (o) e dedicada (o) à relação, nossos pais querem que sejamos exemplos para a sociedade, querem sentir orgulho de nós, pobres mortais. Expectativa, esta é a tal palavrinha que consegue detonar o nosso verdadeiro "ser".

Quando conseguimos "ser" aquilo que realmente somos, despidos de cobranças e expectativas sociais começamos a nos aceitar assim como somos e a opinião alheia ou a imagem que os outros constroem de nós , através de expectativas falsas já não fazem nem cócegas.
Um ser individual não é basicamente um egoísta solitário. É alguém que descobriu que para ser feliz não é preciso agradar à maioria e se anular como pessoa. É alguém que descobriu que não pode curar os males alheios e nem se penitenciar por não ter suprido as exigências e expectativas dos outros. É alguém que descobriu que aquela sensação de derrota e frustração tinha muito a ver com aquilo que os outros esperavam de nós , mas que no fundo não era oque desejávamos.

Todo ser humano é um indivíduo , no mais claro termo da palavra . Ninguém pode ser feliz por você!http://www.flaviobastos.com/Individualidade.htm

Nenhum comentário: