sexta-feira, 17 de maio de 2013

Vida social na terrinha do miojo




Vida social! Tá aí uma coisa que eu não sei mais oque é! Na verdade, eu como boa Capricorniana com o meu temido Sol na casa 8 sempre fui um pouco avessa à vida social. Tendência fortissima na minha vida interior. E o pior é que nada mais parece importar tanto quanto a minha vida interior.
Desde que vim morar em terras nipônicas e tive a oportunidade ( por primeira vez na vida) de morar sozinha, eu ando com alguns hábitos antissociais.
É bem verdade que aqui no Japão existem muitas pessoas que preferem viver assim. Aquilo que os japoneses chamam de " hitori kurashi" (viver sozinho). Tem gente aqui que nem tem amigos e vive sozinho mesmo, longe da familia trabalhando em cidades distantes. Normalmente os japoneses costumam voltar para suas casas (familia) nos finais de semana e nos grandes feriados. E nós brasileiros que vivemos aqui sozinhos? Voltar para aonde?
E as amizades? Normalmente são as mesmas pessoas que trabalham conosco, seja japonês ou estrangeiro. Não temos muita opção por aqui. A vida se faz extremamente limitada.
Para mim a salvação a estagnação social tem sido a internet. Procuro trocar mensagens, idéias e informações com pessoas do mundo todo.
Ainda estou protelando quanto a iniciar os meus estudos de inglês e a aulas de astrologia. Claro que tudo será também on-line. Não que eu queira fazer tais cursos sozinha, mas em vista da minha atual condição financeira é oque tenho no momento. Seria maravilhoso se eu pudesse fazer aquele curso de 3 meses na Italia de Sommellier, ou 8 meses de curso de astrologia em Madri, ou 6 meses de inglēs na Austrália. Seria, é uma condicinal, portanto, vamos sonhando...por enquanto.
Apesar dos pesares, aqui no  Japão, mesmo com toda esta crise econômica, se uma pessoa pretende economizar para realizar pequenos sonhos e pequenas metas na vida , ainda é possível. Eu digo pequenos sonhos porque nos ultimos anos a situação economica japonesa não tem ajudado muito a realizar "grandes" sonhos. É preciso estar consciente da atual situação economica do país e traçar metas mais humildes para o nosso futuro em terras nipônicas.
Bom, até aí, tudo bem! Mas voltando a vida social . Como fazer para não virar um ermitão comedor de miojo lamén em terras nipônicas. Em primeiro lugar é preciso sair do casco , mas para aonde ir quando estamos sozinhos?
Eu adoro ir ao shopping e dar aquela paradinha em um café restaurante . De preferência sozinha. É isso mesmo, sozinha! Será que eu já me tornei uma ermitã antissocial comedora de miojo lamem?
Com tantas idas e vindas e bruscas alterações na minha vida no percurso destes ultimos anos, eu me tornei um pouco, digamos, chatinha! Não sei mais se estou no lugar certo, ou se estou fazendo oque é melhor para mim. Enfim, Netuno na casa 10, me turvando a visão. Quanto as companhias e vida social aqui em terras nipônicas, eu até gostaria de ter mais "vida social" por aqui, mas ao mesmo tempo, as pessoas que tenho encontrado pelo meu caminho não me prendem em nada. Muito pelo contrário, às vezes quero até fugir de algumas companhias. Sabe aquelas conversas normais, de vidas "normais", rotina , obrigações familiares, crises conjugais, e etc? Pois e! eu não tenho saco! Nem estando aqui em terras nipônicas e nem em outras terras.
Com estas minhas idas e vindas e perda total das minhas raízes( pensei que fosse encontra-las aqui) , eu chego a conclusão de que eu não estou nunca no lugar errado, e que esta sensação de peixinho fora d'agua é muito mais pelo fato de ter nascido em uma época errada. Apesar do meu Sol Capricorniano exigir que eu esteja com os pés bem clavados em terra firme (coisa impossível aqui em função dos terremotos) , eu ainda gosto de fantasiar e colorir a minha persepção de vida que jamais se limitará (apesar das aparências) a uma vida " normal", dentro de padrões que a sociedade dita como normal. Vida social é necessária , mas eu dispenso aquela vidinha social condicionada a padrões e dentro de caixinhas convencionais  que a sociedade criou. E quem quiser que me siga assim, ou se cale para sempre!

Nenhum comentário: