terça-feira, 7 de maio de 2013

As caixinhas da sociedade



Hoje eu estava assisitindo a um programa da Tv Rede, e o assunto era a vida de alguns transsexuais. Vida dura! Não sei afirmar se isto é uma escolha , uma opção de vida ou se tais pessoas realmente nascem assim, em corpos errados. Eu tive vários amigos homossexuais enquanto trabalhei em shoppings de São Paulo e tive o meu Salão de cabeleireiros. Posso afirmar que eles, os gays são os melhores amigos que uma mulher pode ter. Sem dúvida alguma!
Apesar do grande número de homossexuais no Brasil, principalmente em São Paulo. A avenida Paulista aos domingos fica repleta de casais homossexuais por todos os lados, uma gente muito alegre e muito bonita por sinal, ainda existe um grande preconceito com relação à tal opção sexual. E aí é que entra o termo "caixinhas da sociedade". Nascemos e crescemos dentro de "caixinhas " que a sociedade inventa, aquilo que é normal, aceitável e dentro da cultura de tais sociedades. Somos condicionados a crescer com uma única condição sexual, apesar da pluraridade sexual inerente no ser humano. Mas quem entende ou está preocupado com pluraridades sexuais se a nossa sociedade nos condiciona a ser homens ou mulheres e ponto final?
Não estou aqui defendendo os homossexuais, apenas creio que devemos parar de ser hipócritas e aceitar de vez que as diferenças existem, assim como a cor da pele, a opção religiosa, o time de futebol, a condição civil, a cultura de cada país e até mesmo o grau de inteligência de cada indivíduo que nos capacita a entender ou não tais diferenças.
Se você faz parte destas "caixinhas" que a sociedade cria e se sente feliz, ótimo ! Mas não queira colocar o mundo dentro de sua estreita "caixinha" de verdades . Uma coisa é não aceitar e respeitar, outra bem diferente é tomar posturas discriminatórias por pura ignorância e desrespeito com um outro "ser humano" somente porque dentro da sua "caixinha" de coisas consideradas normais não existe a remota possibilidade de existir uma terceira opção ,ou melhor dizer, condição sexual.
No caso do Brasil e da mentalidade brasileira, seria muito mais fácil viver em sociedade, obviamente dentro de "caixinhas", se a cultura brasileira fosse mais definida, que seja por questões religiosas ou culturais. Ao contrário de muitos países com cultura estreita e comportamento social muito bem definido por questões socio-culturais, o Brasil é um país livre e sem uma cultura social definida e aquilo que reina quase sempre é a ignorância e a hipocrisia social que muitos nem sabem dizer de onde herdaram. Já que somos um país livre, está mais do que na hora de aceitar as diferenças e deixar de lado tanta hipocrisia. Acorda Brasil!

Nenhum comentário: