terça-feira, 7 de novembro de 2017
A inveja
A inveja é um dos sete pecados capitais, e cá entre nós, todo mundo já sentiu ou foi alvo dela. O que muita gente não percebe é que a inveja é apenas mais um sinal de que a sua autoestima não anda muito bem.
A inveja nos faz criticar , comparar , depreciar e ao mesmo tempo desejar aquilo que o outro tem por pensarmos que o outro é melhor do que nós mesmos. As vezes o outro até é mais bonito, mais inteligente, mais rico, mais bem resolvido, mais original , e etc.
Não vamos ignorar a realidade, a Gisele Bundchen é maravilhosa , riquissima , bem sucedida e tem os cabelos que toda mulher gostaria de ter. Ela é top. Eu vou inveja-la e querer ter o que ela tem? Absolutamente não!
Aqui cabe o sentimento de admiração por seus feitos e beleza, jamais a inveja. Mesmo porque seria infundada. Nunca terei aquelas pernas longilineas que ela tem, nem usando um salto Luis XV .
Não existe a inveja branca , como alguns dizem por ai, inveja é inveja e ponto. Ao sentir a tal da inveja "branca" , transforme-a em admiração . Ao invés de dizer : - " Que inveja tenho de você, mas é uma inveja boa." Diga : - "Que admiração tenho por você".
Aprenda a elogiar aquela sua amiga que postou aquela foto linda no facebook sem nenhuma intenção de se auto promover. Dê um like , ou simplesmente a elogie. Todo tipo de elogio é sempre bem vindo. Jamais começe uma batalha invisivel postando mais e mais fotos suas para ter mais likes do que a sua amiga. Aqui a batalha é solitária, é você com a sua autoestima.
Saiba felicitar um amigo quando ele consegue uma promoção, arruma um emprego melhor, ou realiza a viagem dos sonhos.
Nunca compare a sua sorte com a do outro. Não existe nada mais desagradåvel do que contarmos a um "amigo" que fomos promovidos na esperança de ouvir um parabéns , e ele nos responde com um comparativo: - Ah, ta! Eu recebi aumento na semana passada. É um pouco frustrante .
Se você conscientemente ou subconscientemente costuma ter estas atitudes e habitos, analise-se e perceba o quão baixa anda a sua autoestima. A inveja é sinônimo de frustração, e você não quer ser uma pessoa frustrada, justo?
Exercite o auto elogio. Ame-se , admire-se . Curta até mesmo aquela barriguinha saliente, aquela celulite . Se não conseguir se aceitar e se amar parta para ação. Jamais fique sentado no sofá odiando a sua propria existencia e invejando aquilo que o outro possui.
Uma pessoa só é integra e de bem com ela mesma ( bem resolvida) quando o outro não a faz sentir inferior ( inveja) , pior ainda quando é o inverso e a pessoa se sente ou precisa se sentir superior. Todos estes são indicios de autoestima baixissima.
Transforme a sua inveja , mesmo aquela que você chama de inveja "branca" em elogios. No começo vai soar falso , é como um exercicio. Com o tempo sentirá os efeitos positivos desta pratica para a sua autoestima.
Diga não a inveja! Diga sim a admiração!
Namastê!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário