terça-feira, 7 de novembro de 2017

As vantagens e desvantagens de viver sozinho



Ultimamente ando pensando muito na questão da minha liberdade em viver sozinha. Além de viver sozinha , eu me mantenho por conta própria em um país estrangeiro. Tem horas que bate um certo cansaço de ser tão independente e autossuficiente. As vantagens são inúmeras , e o fator principal é sem dúvida a liberdade . Más,   como nem tudo na vida é perfeito, tem o lado desvantajoso que faz parte do pacote.

Desde pequena o meu sonho de consumo era o de poder morar sozinha em um pequeno e aconchegante apartamento. Sonhos de infância são realizáveis. Eu consegui. O unico detalhe que não fazia parte dos meus sonhos era o de ter que me afastar da minha familia e viver uma vida tão nômade e autossuficiente.

Poder ter o nosso proprio canto, as nossas proprias regras e rotinas diárias é o ápice daquilo que conheço por "liberdade". O aprendizado do desapêgo ( de forma saudável) também vem no pacote , e a vida se torna menos complicada, mais prática e de decisões rápidas. Gosto desta praticidade de viver sozinha. Nos tornamos mais autênticos à cada dia.

Viver sozinho nos faz entrar em contato com a nossa real essência, as nossas reais necessidades, nossos medos, nossas virtudes e defeitos .

Viver sozinho é se autodescobrir todos os  dias. É viver em paz consigo mesmo. Ê brigar consigo mesmo  e se resolver dentro dos próprios conflitos.

Nem todo mundo é capaz de viver sozinho sem sentir aquele vazio da solidão. Esta é uma das desvantagens de viver sozinho. Para tal , é preciso ter interesses e prazeres que não dependam da presença fisica de alguém por perto. Caso você não os tenha, viver sozinho será sempre sinônimo de solidão e isolamento.

Confesso que as vezes bate aquela solidão e gostaria de ter alguém por perto para compartilhar aquele café da manhã , ou aquele almoço de domingo em familia. Mas,  não todos os dias, só uma ou duas vezes por semana. E aí ?

A saída que encontrei para estes momentos é de manter-me sempre em contato com a minha familia , seja por messenger, ou até mesmo por carta. Quando bate aquela saudade mesclada a solidão procuro programar uma viagem de volta à terrinha por no maximo um mês. Passado um mês já não suporto mais tanta gente ao meu redor. Também reservo um dia no mês para encontrar algumas amigas por aqui e sair para jantar ou passar o dia dentro de um shopping. Uma vez ou duas me bastam. Todo o final de semana já se tornaria em uma obrigação social.

Com todas estas manias e regrinhas criadas por mim mesma, ficou dificil pensar em voltar a viver a dois , ou em familia. Decididamente, eu gosto de viver sozinha. Isto não quer dizer que a companhia alheia me desagrade, apenas gosto de dosar o tempo que tenho para mim e para os outros.

Vou idealizar a vida . Para mim seria ideal ter um namorado fixo vivendo em um outro país , os encontros seriam em temporadas, um pouco aqui, um pouco lá. Se funciona? Não sei. Depende da necessidade , conveniência e mentalidade da parceria. Um animal de estimação para não esquecer das "fofuras" da vida , e ter sempre alguém nos esperando voltar pra casa. Viagens , uma vez ao ano ( junto com o bofe) para rever a familia , com conexão no país do bofe. Ou seja, ter o meu lar só para mim , e poder ter outros dois lares em dois pontos do mundo. Seria a perfeição ! Felicidade e realização máxima!

Voltando a minha realidade... vou jogar o lixo ( odeio ter que jogar o lixo) , porque se eu não o fizer , ninguém vai fazer por mim. Está aí uma das desvantagens cruéis de viver sozinho!


Nenhum comentário: