quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Memórias de viajante

                                    
    

Conhecer novos lugares, paisagens, culturas e mentalidades diversas sempre foi a minha maior paixão na vida. Tive a sorte de ter conhecido alguns países e lugares fantásticos . Ainda faltam muitos lugares que eu gostaria de conhecer, mas descobri que a minha verdadeira paixão nem é a de viajar por países diversos culturalmente. A minha maior viagem , aquela que ninguém pode tirar de mim e nem retratar em fotos foram as minhas vivências internas, as minhas memórias .

Muito mais do que colecionar fotos de paisagens e monumentos históricos , aquilo que valeu a pena viver foram as minhas impressões e sensações ao viver cada momento , cada fase da minha vida.

Morro de saudades de Ascona , na Suiça , onde pude conhecer lugares belissimos e pessoas tão diferentes de várias nacionalidades. Ir ao supermercado sozinha era uma aventura, sair a pé para dar um giro na vizinhança ou simplesmente sentar em um banco ao longo de um lago e observar as pessoas passeando  pelo calçadão eram momentos que eu viajava internamente , provando mil sensações. Desde admiração, extase, paz, felicidade , satisfação e até mesmo melancolia. Meu primeiro e único salto de paraglider foi em terras suiças. Algo que eu queria tanto provar. 

Algumas passagens em São Paulo também me trazem boas recordações de tempos que não voltam mais e que de certa forma eram efêmeras e eu sabia que seriam apenas mais alguns momentos para serem curtidos sem muita expectativa. Uma breve passagem por Campinas , caminhadas por ruas tranquilas  e silenciosas, o Frans Café, o restaurante de comida tipica alemã com sua decoração rústica, o mofo das paredes em volta da piscina, ouvir pela primeira vez alguém tocar Beethoven ao piano. Coisas simples , eu sei, mas não é sempre que alguém toca Beethoven exclusivamente para você ao piano , não é mesmo?

Shoping Jardim Sul no Morumbi, em São Paulo. Fase fantástica profissionalmente. Pela primeira vez na vida eu fazia aquilo que eu amava , em um ambiente jovem, moderno , com uma equipe de quatro vendedores fantásticos. Tão jovens e cheios de sede pela vida , mas cada qual com uma história de lutas e batalhas vencidas. Lágrimas nos olhos , esta é a ultima recordação que tenho do dono da loja. Nunca pensei que aquele homem de quase dois metros , charmoso e até meio egocêntrico fosse tão sensivel ao ponto de chorar por ter que fechar a loja. Cheiros , talvez o aroma que me remeta ao meu passado no Shoping Jardim Sul seja o aroma da Loccitane, uma loja que ficava do outro lado da praça de alimentação, mas que exalava aromas tão dôces e refinados.

Memórias do Piazzelo  Michelangelo em Firenze. Apesar da visão panorâmica do alto do Piazzelo e todo aquele clima romântico , aquilo que guardo vivo comigo foram as gargalhadas incessantes. Sabe o que é chorar de tanto rir e quase não conseguir respirar em muito boa companhia? E a vergonha de ir à farmacia para comprar uma pomada para hemorróidas? E o medo de viajar de trem de Firenze para Roma sozinha? Descobertas monumentais em um breve passeio pela cidade de Roma  a pé, com medo de não saber aonde validar o ticket. Muitas , mas muitas espinhas na testa que surgiram do nada. Era o stress e a euforia da primeira viagem por um país europeu.

Nagoia, Haneda e Narita, os três aeroportos do Japão por onde eu passei em todas as minhas idas e vindas. Nunca sabia se eu estava no trem certo , e até hoje eu erro o trem. A minha amiga japonesa esperando comigo o ônibus que me levaria ao aeroporto de Nagoia as 4:00 hs da manhã. Este é um momento inesquecível. Ela parecia realmente triste em se despedir de mim e nunca mais nos reencontrarmos. O destino quis que nos reencontrassemos após alguns anos , na mesma cidade, no mesmo local de trabalho. Até a pouco tempo atrás ela guadava o meu cartão de identificação na esperança de um dia eu regressar ao meu antigo posto de trabalho.

Memórias, história para contar. De todas as viagens que fiz e que ainda farei, o melhor de tudo são as memórias e sensações que podem ser provadas a cada viagem interna.

Gratidão!

Namastê!

Nenhum comentário: