domingo, 13 de julho de 2008

coisa estranha

O verão chegou com tudo. Quase 38 graus, aquele calor úmido que chega a sufocar e a vontade de andar pelas ruas com o mínimo de roupa possível,ou ficar trancado em casa com o ar condicionado ligado.
Fomos caminhar na praia, eu e uma amiga, e fizemos uns 40 minutos de caminhada pra queimar algumas calorias.Ela mais do que eu,estava precisando torrar... carbonizar ...:-)
No caminho das pedras (a praia é de pedras),encontramos pescadores,casais de jovens,crianças,adolescentes e velhos,muitos velhinhos na praia.Mas o mais estranho é que estavam todos vestidos,alguns de chapéu e camisas de manga longa e calças.Meu!eu sei que a japonesada não curte tanto o mar como nós brasileiros,mas precisa ir pra praia como se fossem visitar a Tia Maroca?Pelo menos um shortinho, uma camiseta regata, bastante protetor solar na cara e um bonezinho discreto né!
Um pouco mais à frente, onde ficam os banhistas e não tem tantas pedras pelo caminho. Vimos uma cena ridícula!Mas que é considerado normal por aqui.Uma família inteira toda vestida dos pés a cabeça se banhando no mar.Cena inacreditável porque o pai ,usava uma malha estranha de manga longa e grossa com um chapeuzinho ridículo,a mae usava uma malha de manga longa por baixo de uma camisa de manga curta xadrez,e o mesmo chapeuzinho ridículo do marido, os filhos....coitadinhos...usavam calças compridas ,camisa xadrez de manga longa(igual a mae) e um boné daqueles do tipo que o "Chaves" usava,talvez pra não queimar as orelhas dos pimpolhos com o sol.Meu!Se não quer se queimar no sol, é melhor ir nas piscinas cobertas,ou então sair cedinho de casa tipo umas 7 da manhã.Coisa ridícula!
Não que todas as praias e banhistas do Japão sejam assim, mas esta praia em particular é muitoooooo estranha.Eu mesma nem me sinto muito à vontade nesta praia e vou lá mais pra caminhar e andar de bicicleta porque eu me recuso a entrar na água de roupa,ou com aqueles biquínis das japas que mais parecem biquínis de boneca com um monte de flu flu e enchimentos na parte de cima e aquele famoso fundo de pára-quedas na traseira.
Dizem que as japonesas não se expõem muito ao sol por medo do câncer de pele porque a camada de ozônio do Japão poderia ter sido alterada com a bomba atômica da segunda guerra.Mas será que tem sentido isso?
Na dúvida,eu passo sempre filtro solar,mas andar de sombrinha como fazem as japas não né!
Na próxima semana começa oficialmente o verão, e eu já combinei com as minhas amigas de ir para outra praia,menos anormal e cafona,de areia mais branca e gente que se banha na praia de biquíni e calção de banho.

Nenhum comentário: