domingo, 6 de julho de 2008

O país das maquininhas




O Japão deveria ser chamado de o país das maquininhas. Aqui eles tem maquininhas de sucos, cafés , refrigerantes,camisinhas,cigarros,salgadinhos,e etc.Entre outras coisitas mais,todas espalhadas pelas ruas.Imagine se fosse no Brasil?Se lá o povo anda roubando até cabine de caixa-eletrônico.
Agora a japonesada inventou que devemos (os adultos fumantes ) ter uma carteirinha para comprar cigarros nestas maquininhas,um tal de TASPO,e com foto e tudo.Por enquanto nós,os fumantes (marginais),podemos comprar cigarros nas lojas de conveniência sem o uso da mesma.Aliás,outra coisa que tem em cada esquina aqui,é um tal de Lawson,family &Mart,Seven eleven,Mini Stop,Circle K,em tudo que é canto.Dá pra notar a dominação americana na vida dos japas?
Os americanos não só jogaram uma bomba atômica na cabeça dos japoneses , como também dominaram o país com as suas redes de lojas e restaurantes de beira de estrada.
Mas voltando as maquininhas japonesas...
Agora com esta proibição do uso das maquininhas de cigarros sem a tal da carteirinha de marginal, andei pensando em deixar de fumar seriamente...
É uma decisão à prestação, pois ainda é possível comprar cigarros sem o uso da tal carteirinha nas lojas de conveniências espalhadas pelo Japão. Dizem que esta medida foi tomada para evitar que as crianças e adolescentes comprem cigarros nas maquininhas .Não sei dizer se é esta a verdadeira intenção,pois é difícil imaginar que a criançada daqui ,ou os jovens adolescentes tenham este habito.Talvez sim,as escondidas,porque o Japão também é o país das coisas feitas debaixo dos panos,e nunca se sabe o que está rolando de verdade na vida deles.
Assim como a nova lei na previdência social que obriga aos estrangeiros a contribuir para a previdência japonesa.Coisa que era opcional antes,agora é lei. Porém com algumas restrições desvantajosas para os estrangeiros.Lógico que não poderia ser diferente né!Temos que contribuir para o rombo da previdência japonesa do ano passado , depois da roubalheira e fraudes que ocorreram no mesmo ano.Mas por um outro lado,agora fico mais tranqüila, e posso adoecer sem grandes preocupações porque com esta mudança não precisamos mais desembolsar um mês de salário para internações em hospitais particulares.É,a rede de saúde japonesa é toda privada e se paga horrores para fazer um parto normal,por exemplo.
As coisas andam mudando aqui e nos obrigando a mudar junto.Daqui a uns 3 anos mudará também a transmissão de sinais de TV, de analógica para digital. Sei lá ,se é isso!E seremos obrigados a trocar todos os aparelhos de TV antigos para outros mais modernos. Sei lá se tanta modernização faz sentido ?
Mas este também é o país das inovações e modernizações tecnológicas. O estranho é a cabeça "deles" que não inova nunca.
Como diz uma amiga minha: - "Japonês honolábile,tudo F.da P. né!"...^^

Nenhum comentário: