segunda-feira, 19 de março de 2018

Dona formiguinha



Quem já não ouviu aquele conto da Cigarra e da Formiga?

Pois é! Por muitos anos eu fui a Dona Cigarra, aquela que só viajava no verão e esquecia de poupar para o tempo das vacas magras. Não importava se o país ( Japão) estava em crise , se eu estava desempregada . Lá ia eu , a Dona Cigarra viajar . Cheguei a economizar por seis meses para realizar um sonho de adolescência : conhecer a Itàlia.  Também viajei vàrias vezes ao Brasil para me dar ao luxo de ser atendida pelo meu dentista predileto. Bem, neste caso é uma necessidade , e se eu precisar voltar mais uma vez pelos  meus lindos e caprichosos implantes dentarios, terei que voltar.

Neste ano me impus uma meta até junho de guardar pelo menos  30% do meu salário liquido. É apertado , mas só o fato de eu não pagar aluguel já é uma grande economia, mesmo ganhando bem menos do que antes. O valor total que seria do meu aluguel eu procuro guardar todos os meses . As despesas fixas de agua, luz , gàs , internet e supermercado já deixo reservado . O supermercado só vou uma vez por semana e controlo na calculadora o quanto estou comprando . O celular é pre-pago e só recarrego  ele de três em três meses com o valor minimo . Os impostos municipais já estão quitados   , e as despesas extras são apenas algumas saidas para almoçar fora e alguns lanches e guloseimas . Às vezes me dou ao luxo de gastar com cosméticos e roupas , mas está tudo controlado.

Meu meio de locomoção ainda é a bicicleta que além de me levar por todos os lados e ser econômica , me ajuda a manter a forma. Aqui onde eu moro não existe estação de trem e os ônibus também são excassos. Quem não tem um carro mal consegue ir a um shopping toda a semana , mas por outro lado, a dificuldade de se locomover é tanta que dá preguiça de sair e a gente não gasta. Ponto positivo  para quem quer economizar.

Adotei também o minimalismo no meu apartamento . Possuo o básico para não ter dor de cabeça se por acaso tiver que me mudar . A tv faz parte do mobiliario do apartamento, assim como a geladeira , o microondas, o fogão elétrico e a maquina de lavar roupas. Não tenho nada que seja meu , a não ser uma poltrona , uma mesinha centro e um tapete. Tudo adquirido em lojas de recicle.

A Dona Cigarra està seguindo o exemplo da Dona Formiguinha e poupando para quando chegar  o inverno. Continuo com os meus planos de viagens  , mas desta vez só viajo se eu puder pagar a viagem a vista sem mexer nas minhas economias.

Quanta diferença faz no orçamento quando não temos aluguel para pagar! É uma economia incrivel que eu nunca havia provado aqui em terras nipônicas.

Deus, mantenha-me assim  " rental free forever".


Nenhum comentário: