sexta-feira, 30 de março de 2018

Só no Japão




Quando eu aterrizei pela primeira vez em terras nipônicas , me recordo bem que foi um misto de êxtase , fascinação e insegurança. Era um outro mundo, totalmente diferente daquilo que eu conhecia e vivia em terras tupiniquins.

Desde o aeroporto já podia notar-se a diferença. Haviam muitas máquinas eletrônicas de vendas de salgadinhos e refrigerantes. O sistema de aquecimento interno funcionava em todo o aeroporto, só percebiamos que era inverno quando as portas automáticas de saída se abriam. Mas também não era um problema porque os carros  japoneses também possuem  sistema de aquecimento interno.

Saindo pelas ruas notava-se a organização e a limpeza . Nenhum papel jogado na rua, nenhuma bituca de cigarro. Logo imaginei que os "garis" japoneses fossem muito eficientes em coletar o lixo jogado nas ruas. Ledo engano. A limpeza nas ruas era pura conservação, ou seja, ninguém sujava as ruas .

Aquilo que realmente impressiona no mundo nipônico , nem é a tecnologia de última geração das grandes metrópoles como Tokio. Aquilo que impressiona é o senso de civismo do cidadão japonês, que comparado ao nosso senso de civismo tupiniquim chega a ser discrepante.

Ninguém suja as ruas, ninguém fura fila, ninguém fala alto dentro de transportes públicos, ninguém chinga  no trânsito, ninguém rouba a sua carteira , ninguém picha propriedade alheia, ninguém mata sem receber a pena devida  ( a pena de morte) , ninguém desrespeita uma autoridade , nem a autoridade maior desrespeita os seus suditos.

Todo país tem lá os seus prós e seus contras , o Japão não é o país mais perfeito do mundo, mas devo admitir que não é em todo lugar que podemos aprender sobre civismo apenas observando a movimentação das pessoas pelas ruas. Isto é Japão!


Namastê!



Nenhum comentário: