domingo, 11 de março de 2018

Quando a mente envelhece

         

                 Reza a lenda que as cerejeiras são efêmeras , assim como a vida de um Samurai 


Existe um processo natural de envelhecemento do nosso corpo , assim como de coisas e objetos , isto è fato, não há como fugir deste processo natural. Porém, assim como quando conservamos um velho carro em perfeito estado , assim é com o nosso corpo e mente. Hà a necessidade de cuidar fazendo pequenos reparos.

A maioria das pessoas se preocupam apenas com a forma física e a saúde , e se esquecem de exercitar a mente. É preciso buscar um equilibrio entre corpo e mente . O nosso físico é reflexo daquilo que pensamos , daquilo que cremos, daquilo  que vivenciamos e absorvemos todos os dias.

Observei  que existem dois tipos de processos de envelhecimento fisico e mental nas pessoas . Aquelas que literalmente envelhecem fisica e mentalmente e assumem os seus cabelos brancos , a vida mais tranquila e sem grandes sobressaltos, os filhos, os netos , os almoços de domingo e a aposentadoria. E existe também um segundo grupo de pessoas que simplesmente não aceitam a mínima ruga em volta  dos olhos . São aquelas pessoas que ainda não perceberam que o processo natural está 100% ativo , mudando as nossas formas fisicas e cerebrais. O ruim é que todo mundo percebe aquilo que  nós não percebemos.

Quanto a mim, creio que eu pertença a uma terceira categoria. A das pessoas que percebem uma sutil diferença no fisico e na mente, mas que insistem em manter a mente ativa e uma aparência agradável , não necessariamente jovial. Talvez eu faça parte daquelas pessoas  que se descobriram tardiamente e ainda sonhem com os seus ideais.

Para tudo na vida existe um tempo ideal para viver novas experiências , como por exemplo a maternidade que deve ser vivida até uma certa idade biológica , mas nada impede de vivenciarmos tal experiência de outras formas , como a adoção por exemplo. Os estudos também fazem parte deste tempo ideal para absorvermos novos conhecimentos com mais facilidade , mas nada nos impede de seguirmos aprendendo algo novo. Seja uma nova lingua, novas filosofias de vida e  novos conhecimemtos em geral. Enfim, novos desafios. Sem desafios a vida se torna estagnada e sem sentido. Isto , em qualquer fase das nossas vidas. Hà quem prefira viver na estagnação , em sua zona de conforto , reclamando da vida e se sentindo vitima das circunstancias , mas  isto é questão de escolha , e falta de criatividade . Na minha humilde opinião.

O segredo de viver a vida a 100% em qualquer fase , creio que seja ainda o "bom senso" . Eu pretendia dizer "sabedoria" , mas é uma palavra que abrange muito mais .

Envelhecer é deixar de crer no amanhã. Amadurecer é acreditar no hoje . Aquilo que realmente importa é o nosso dia de hoje, o amanhã é apenas consequência.


Namastê.




Nenhum comentário: