sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A mentira cultural

Uma característica muito marcante na cultura japonesa (japonês legítimo e não os nikkeis), é a de mentir para não criar situações embaraçosas.Eles mentem e fingem o tempo todo entre eles e assim vão levando uma convivência tranquila.Não que os japoneses sejam falsos, não é bem por aí.Na verdade a impressão que se tem é a de que uns mentem e outros fingem acreditar porque assim deve ser.Existem até certas regrinhas para mentir e se dar bem no trabalho ou no relacionamento com eles.
A tal da hierarquia é outra coisa que enche o saco por aqui mas precisa ser respeitada em todos os seus níveis para não ter problemas de perseguição.Parece que já faz parte da cultura deles desde quando eles começam na escola primária com o tal dos "ijimes"(fazer mal a alguém por prazer).Não quero afirmar que isso só exista no Japão,creio que exista em todo o mundo,mas a maldade japonesa é estranha...não sei explicar.Será herança dos samurais ?
O povo japonês é muito cheio de regras e convenções.Quebrar alguma regra da cultura deles é uma ofensa e uma ameaça aos bons costumes nipônicos.Então...o jeito é aderir a cultura local e mentir muito pra se dar bem.
A diferença entre mentir no Brasil e mentir no Japão é a de que o seu interlocutor já conhece as regras e as conveniências do ato de mentir.Então, ninguém está enganando ninguém porque a mentira aqui é de comum acordo.
Mas não pense que você pode sair mentindo o tempo todo e enganando a eles.Existem certos limites para as mentiras e apenas algumas mentiras estão dentro das regras da boa convivência social.Enfim, aparências.
Giapponesse uffffff!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa é bem assim mesmo...No brasil é aassim tb com alguns descendentes é até meio estranho..

cristianomori disse...

Tenho a mesma impressão......