domingo, 11 de novembro de 2012

A violência

Atualmente com a internet parcial não tenho acesso a todas as noticias do Brasil, mas o pouco que pude ler sobre as novidades na cidade de São Paulo tem relação com a onda de violência provocada pelo Pcc. Isto é assustador.
Quando eu estava no Brasil, ainda neste ano, eu me lembro que eu estava voltando de trem para Mogi e vi uns tipos muito estranhos no trem. Com certeza eles não eram alí da cidade. Um deles ficou me encarando e por conselho de uma moça que percebeu a movimentação dos tais, eu fiquei com ela na estação até eles dispersarem e em seguida peguei um taxi. Nem poderia imaginar que naquela noite o PCC estava concentrado em algumas regiões da zona leste de São Paulo bem proximas da cidade onde eu morava.
Hoje li na net, em algumas paginas de pesquisa do google que eu tenho acesso, que a onda de crimes anda pegando na cidade, outra vez.
Passei pouco tempo no Brasil (1 ano e meio) e não havia percebido ainda esta mudança na criminalidade da cidade. Antes, a alguns anos atrás era a coisa mais normal ser assaltada no ponto de ônibus, ou até mesmo dentro dos onibus. Eu mesma já fui ameaçada várias vezes . Hoje, a criminalidade é organizada. Poxa! como eles evoluiram!
Viajei de trem todos os dias, peguei metrô, fui para várias regiões de São Paulo sem ser assaltada uma única vez por um trombadinha. Cheguei a pensar que algo tinha mudado em São Paulo e que a criminalidade estava mesmo sob controle. Sob controle deles, os marginais que agora se uniram organizadamente e atacam em grupos promovendo arrastões em restaurantes . Eles não agem mais individualmente, agem em grupos organizados.
O mais assustador é o poder que eles tem de promover atos de violência em determinadas regiões da grande São Paulo quando eles bem entendem . É como se eles se organizassem por região, a mando de alguém, obviamente.
Chego a pensar que toda aquela falta de trombadinhas nas ruas de São Paulo, não foi apenas uma ação da policia e nem tão pouco a melhora no padrão de vida do paulistano. Isto me parece mais um acordo entre a policia e os chefes do crime organizado.
Mas aonde foram parar os trombadinhas que estavam por toda a parte de São Paulo? Cresceram e hoje comandam o crime organizado de dentro de suas celas? Se formaram com a ajuda do governo e hoje são cidadãos de bem?
A criminalidade de São Paulo mudou muito mesmo. Evoluiu. Tudo que evolui, não tem fim.

Nenhum comentário: