sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Los cambios de la vida


Tenho pensado muito ultimamente nas mudanças que eu vivi nestes anos, não só fisicamente, como logisticamente, mas muito mais internamente. Não é possível que uma pessoa viva tantas mudanças súbitas na vida e  nada mude dentro dela. É como sobreviver a uma enfermidade e começar a ver a vida sob um outro aspecto. Tem gente que melhora, tem gente que piora. Tem gente que acha que melhorou, mas apenas mudou. Tem gente que começa a entender a essência da vida e se tranquiliza,  ao contrário de outros que começam a querer se fazer entender e se exasperam.
Mudanças e mais mudanças. Eu mudei, não sei se para melhor ou para pior, mas mudei.Não sou mais a mesma de ontem. Meus hábitos ainda podem estar enraizados no passado , mas somente quem é sensível o suficiente e observador poderá perceber que eu mudei.
Não vejo mais graça nos programas de antes, não vejo mais graça nas pessoas de antes. Isto não quer dizer que perdi a graça pela vida. Pessoas que no passado eram ou  aquelas que eu pensava que fossem inportantes na minha  vida não o são mais. Talvez elas tivessem sido importantes ,por um tempo, no passado. Exato! no passado.
Uma vez um certo "alguém" me disse: - O passado foi belo, o presente é assim. Tipo, aquilo que passou foi ótimo,mas  ficou no passado e não tem mais volta, foi isso que esta pessoa quis me dizer. Foi o fora mais inteligente que recebi na vida. Pessoas inteligentes conseguem ser tão contundentes que merecem a nossa admiração apesar do fora que  nos deram. Com uma simples frase ela conseguiu desmontar todas as minhas expectativas de um retorno aos bons tempos. É frustrante, mas temos que compreender que tem coisas na vida que realmente não tem volta , e quando existe uma remota possibilidade de um revival , esta possibilidade pede uma nova  postura e poucas expectativas.
Tem um certo alguém que continua me tratando como antes, assim, como se nada tivesse ocorrido neste espaço de tempo de um ano. As mesmas piadinhas, os mesmos gracejos. Não tem mais graça. Talvez se esta pessoa fosse um pouco mais inteligente ,perceberia que aquilo que servia no passado para me fazer sorrir , hoje apenas me entedia. As pessoas mudam, evoluem ou retrocedem , mas sempre algo muda à cada experiência. Nenhum sentimento é estático e duradouro. Todo relacionamento tem as suas etapas. É preciso compreender que aquilo que servia antes não serve mais para poder evoluir dentro da mesma relação, do contrário, o relógio da vida cessa.
Talvez se eu não tivesse esta compreensão da vida os meus relacionamentos teriam sido muito mais frutíferos e duradouros, mesmo que deficientes em compreensão mútua. O meu mundo interno é rico demais para ignora-lo , ou compreende-lo. Superficialidade nos relacionamentos é algo que eu aprendi a abominar . O passado, tem  sim um valor de estima muito grande para mim, aquilo que vivi e aquilo que fui, porém , aquilo que  rege a minha vida hoje não é o passado e sim o presente, e este sim, é muito exigente. Permanecem em minha vida apenas aqueles que compreendem e aceitam tais mudanças como algo evolutivo. Afinal, quem vive  de passado é museu.

Nenhum comentário: