domingo, 11 de novembro de 2012

Sem internet

Já se passaram 3 meses e eu ainda estou sem internet. Nem dá para acreditar que em uma terra tão tecnológica como o Japão, alguém consiga ficar sem internet. Eu consegui.
Vou tentar explicar oque aconteceu com a minha internet, desde que me mudei de cidade. A minha net foi adquirida em Osaka, em um plano fechado entre a Ntt e a E-mobile japonesa. Ainda não entendi direito porque é que eu nao consigo usar a net normalmente como as outras provedoras do Japão. Me parece que a provedora que eu escolhi é mais para quem está habituado a usar a internet sem fio, ou seja, o Wi fi. Eu também uso,mas nao entendi ainda quais são as vantagens e as desvantagens com relação a preço. Para complicar mais ainda a situação, eu fui obrigada a mudar de plano quando me mudei para o meu novo apartamento, em outra cidade. Desde a ultima vez que falei com um operador da E-mobile, ainda teriam que verificar se o meu novo plano funciona neste apartamento onde moro atualmente. O negócio ficou tão enrolado que eu perdi a paciência e deixei de lado. Estou usando (provisoriamente) a net do meu apartamento através do modem da tv a cabo. Sei lá, porque funciona e como funciona ,mas eu consigo acessar parte do google e o skype.
Acabei de descobrir que posso postar por aqui, mas não posso visualizar o meu próprio blog. Tem alguma relação com a porta de saída que não está liberada, ou seja, eu precisaria pagar a net do meu apartamento para ter acesso a internet integralmente.
Eu poderia cancelar a net que fiz e pagar a net do meu apartamento , mas tem um pequeno detalhe. Eu teria que pagar uma multa de 27.000 ienes ,que deve equivaler a quase 200 dolares para cancelar o meu plano. Enquanto não resolvo esta pendenga eu poderia pagar a net do meu apê,, que é muito mais barata  e usar a net do apartamento, mas já liguei para os responsáveis (japas) do meu serviço e eles disseram que dá muito trabalho porque é necessário ir pessoalmente na imobiliária do apartamento. Affff!
Bom, eu poderia tentar me conectar pelo wi fi do meu netbook , mas quem disse que aqui dá sinal de alguma coisa? Eu poderia também ir a uma lan house, mas quem disse que aqui na minha cidade existe isso?
Calma minha gente! Eu não estou morando no fim do mundo (só do outro lado), mas aqui na minha cidade (Yoshida), não tem nada. Não tem nem estação de trem e quando eu preciso pegar um trem tenho que me locomover de onibus até a cidade mais proxima.
Calma minha gente! Eu não estou morando no meio do nada. É apenas uma cidadezinha interiorana que vive da pesca , das indústrias e da agricultura.  Aqui no pedaço onde fica o meu apartamento tem de tudo, uma drugstore que vende de tudo, o correio, a prefeitura, o ponto de onibus, uma loja de roupas femininas bem grande tipo a Marisa do Brasil, lojas de conveniências pra tudo que é lado, e o supermercado que fica a uns 10 minutos de bicicleta. Na quadra de trás já é a 150, uma avenida grande que tem de tudo, menos lan house. Ah, esqueci de falar das plantações de arroz por todos os lados também. Em fim, para quem conhece bem o Japão, esta cidade não é muito diferente das outras cidades do interior  Japão. Claro que as grandes metrópoles como Tokio  e Osaka são bem diferentes e talvez eu nem precisasse de uma provedora para acessar a net, bastaria pegar algum sinal livre , assim como eu fazia em Osaka, mas cidades do interior tem essas desvantagens. Por outro lado, aqui é tranquilo demais e dá pra fazer tudo de bicicleta. Além do mais, o povo de Shizuoka é sossegado demais e muito gentil. Acho que me acostumei com esta tranquilidade de viver no interior. Claro que não tem comparação a viver no interior de São Paulo ,onde nada acontece e a gente morre de tédio porque o padrão de vida daqui é totalmente diferente . Aqui pelo menos quando queremos fazer algo diferente podemos ir a cidade  . A estação de trem de Shizuoka oferece mil opções gastronômicas , e as lojas de departamentos tem sempre mil novidades fashions para quem curte andar na onda da moda. Eu ainda não fui por falta de dindim, mas já combinei com uma amiga de dar um pulo até a cidade ainda neste mes.
Com tanta tranquilidade e segurança por aqui, dá até para pensar que é o lugar perfeito para se viver o resto da vida. Eu particularmente gosto desta qualidade de vida, sem poluição, sem barulho, sem bagunça, sem trânsito e o principal, sem violência. Mas como nesta vida nada é perfeito, aqui nunca sabemos se vamos morrer amanhã ou daqui ha ainda mais alguns anos por causa dos grandes terremotos desta região . Eu mesma nunca mais fui ao mar com medo dos tsunamis. Não gosto nem de lembrar do ultimo terremoto seguido de tsunami ao norte do Japão. Ao mesmo tempo, viver com este medo já se tornou algo tão normal que nem ligamos mais para este pequeno detalhe. Da-lhe adrenalina!
Espero poder estar em breve com a questão da internet resolvida dentro de algumas semanas para poder postar algumas fotos da cidade.

Nenhum comentário: