domingo, 25 de novembro de 2012

Dia de chuva e reflexões

Hoje o dia amanheceu chuvoso, acordei com o barulho da chuva cedo demais. Para alguém que trabalha das 17 h ás 2h da manhã ,penso que era melhor eu tentar dormir de novo. Não consigo mais.
Para dizer a verdade, nem estou cansada. Devem ser as poucas horas de trabalho do periodo.
No trabalho está tudo tranquilo, tranquilo até demais. Nada de horas extras, nada de correria. Ontem mesmo eu produzi mais do que eu deveria em apenas 8 horas de trabalho. Nada como trabalhar tranquila sem forçar o nosso ritmo. O duro é o salário que vai ficando curto sem as tais horas extras que compoem o salário do trabalhador aqui na terra do treme-treme. Realmente trabalhar no Japão não vale muito a pena quando não se faz horas extras.
Bem, não posso reclamar da minha situação. Estou trabalhando em um dos poucos tipos de trabalho que normalmente não é para estrangeiros. Trabalho limpo e leve. O salário também não está mal, oque pesa mesmo são os impostos que aumentaram muito por aqui. Acredito que seja em decorrência da crise mundial. O governo precisa repor as perdas de algum lugar. Da-lhe impostos no povo!
Ontem conversei com um francês pelo Skype, ele vive entre a Italia e a França e segundo ele a situação anda feia por lá, até mesmo a França não escapou dos efeitos da crise na zona do euro. Ele deve ser mais um desses europeus que perderam a fé na economia local e estão buscando um novo horizonte, um novo país para recomeçar a vida. O europeu em geral é meio pessimista segundo a minha visão. Neste quesito , penso que os japoneses são muito mais otimistas, ou melhor dizer, mais determinados. Enfrentam todas as crises com muita bravura e fé no governo, apesar da insatisfação atual . Também  não é para menos, são muitos anos que se passaram em meio a várias crises econômicas no país de várias origens. Desta vez, me parece que a crise da zona do euro anda mesmo afetando a economia industrial que já andava na corda bamba desde antes do inico desta crise.
Previsões tendenciosas ou não, o poder está mudando de endereço para a Asia, e não é bem aqui no arquipélago do treme-treme. Em meio a alguma crise, sempre tem alguém ganhando muito dinheiro e desta vez é a China. A Coreia também não fica atrás na concorrência com o Japão . Se a coisa continuar assim, o Japão vai acabar perdendo mais um posto no ranking das grandes potências asiáticas.
Com toda esta crise do lado de cá. O que é que eu vim fazer aqui? Tá aí uma boa pergunta.
Quando eu estava no Brasil, percebi que a economia andava bem equilibrada e nem se falava muito em crise mundial . Na realidade o quadro da economia brasileira no momento é de muito otimismo e muita espectativa para uma maior ascenssão dentro de mais alguns anos. Para aqueles que regressaram ao país, creio que o segredo seja ter muita paciência e esperar uma boa oportunidade porque elas existem a médio e longo prazo. No meu caso, a decisão de voltar naõ foi tanto por questões materiais. Não estou em busca de grandes realizações materiais. Já passei desta fase. Coisas que vem com a idade, deve ser.
Apesar do quadro economico no país do treme-treme não ser lá essas coisas, eu ainda não me arrependo de ter tomado a decisão de voltar. Aqui no Japão tenho outro tipo de qualidade de vida que não encontrei no meu retorno ao Brasil. Aqui, sabendo economizar e respeitando a cultura local se vive muito bem. Claro que se eu não tivesse conquistado algumas amizades japonesas e o respeito do povo daqui eu não estaria me sentindo tão bem assim.
Um dos fatores que me fazem sentir muito bem por aqui é a tranquilidade e a liberdade de ir e vir sem aquela neura de ter que voltar cedo para não pegar um trânsito dos infernos e nem tão pouco me preocupar com assaltos ou algum tipo de violência nas ruas. Outra coisa que cansa a paciência de qualquer um é ter que perder 2 horas no trânsito ou no trajeto entre a  casa e o trabalho. Tudo é longe demais , sem falar na multidão. Tem gente demais em São Paulo. Deus me livre!
Na minha ultima folga, quando fui a Hamamatsu e esqueci da hora , pensei que eu fosse sofrer horrores para voltar para casa porque já passavam das 18h, acho que eu estava ainda tomada pela neura de São Paulo. Na volta foi tudo muito tranquilo. Peguei o trem cheio ,mas dava para sentar. Gente educada e sem empurra-empurra. Claro que em Toquio é diferente, todas as cidades grandes tem dessas coisas, mas só de lembrar na loucura que era pegar o trem em São Paulo as 21h, um horário que os trens já deveriam estar mais vazios, eu respirei aliviada por voltar para casa sem atropelos pelo caminho. Estes pequenos detalhes contam muito no nosso dia-a-dia. Imagina terminar o dia de trabalho e já saber de ante-mão que vamos ter que enfrentar um transito dos infernos e trens lotados . Deus me livre!
Me acostumei a vida tranquila do interior do Japão. Nada de transito louco, nada de gente mal-educada nas ruas, nada de sujeira nos trens e o benefício de poder ir ao trabalho tranquilamente de bicicleta. Aqui , assim como na Europa, as pessoas utilizam muito este meio de transporte para se locomover até ao trabalho, ou até a estação de trem mais proxima. Aqui no Japão como na Europa, é normal ver gente de terno e gravata andando de bicicleta . Em particular na Suiça, não são apenas pessoas bem vestidas que andam de bicicleta para ir as compras ou ao trabalho, o europeu é muito esportista e tem muita gente praticando o ciclismo com suas bicicletas ultra leves e ultra caras.
Em São Paulo vi algumas bicicletas do Banco Itáu para locar, mas cá entre nós. Dá coragem de passear de bicicleta nas ruas de São Paulo?
Pena que em apenas algumas regiões ,mais afortunadas, as pistas são fechadas aos finais de semana para os ciclistas. E o resto do povo?
Ta aí uma coisa que eu não gosto no Brasil. Somente alguns tem uma certa qualidade de vida e isto depende muito do seu salário ou condição social. O Brasil é realmente um país maravilhoso, mas muito  dificil de se descrever. Não dá para generalizar . Para alguns o Brasil oferece muita qualidade de vida , para outros , nem tanto. Devo admitir que o Brasil de hoje está bem melhor do que o Brasil de 8 anos atrás. Em comparação com a economia de muitos países que enfrentam  atualmente a crise mundial , o Brasil saiu pela tangente e parece estar em franco crescimento. Mesmo assim, em termos de qualidade de vida ainda deixa muito a desejar. Claro que esta é uma visão de quem viveu fora do Brasil por muitos anos e fazer comparações se torna algo inevitável. Ás vezes é melhor não conhecer tanto para evitar comparações...

Nenhum comentário: